Após vencer o Internacional no meio de semana, o Santos conseguiu outro resultado positivo contra um adversário gaúcho. Neste sábado, o time de Wanderley Luxemburgo suou para fazer 1 a 0 sobre o Juventude, gol de Renatinho, na Vila Belmiro, e assegurar o terceiro lugar do Campeonato Brasileiro.
O Peixe passou a somar 42 pontos ganhos com o resultado positivo, ainda três atrás do Cruzeiro. O Juventude manteve-se com 26, na antepenúltima colocação. Na próxima rodada, a equipe paulista visitará o líder São Paulo, sábado, enquanto a de Caxias do Sul enfrentará o Figueirense no domingo.
O jogo – Ao contrário do que aconteceu em suas últimas partidas, o Santos foi ofensivo em seus primeiros minutos diante do Juventude. Com os meias Vitor Júnior e Rodrigo Tabata nos lugares de Pedrinho e Petkovic, o time de Luxemburgo conseguia fazer a bola chegar ao ataque, empolgando seus torcedores.
Logo na primeira investida do jogo, por exemplo, Renatinho acertou uma bicicleta à esquerda do gol. Acionado por Dionísio pouco depois, Kléber Pereira levou ainda mais perigo ao vencer a marcação de Nunes e, no momento da finalização, chutar por cima da meta.
Já o Juventude, acuado pelo Santos, apostava nos contra-ataques para surpreender. Bruno e Tadeu tentavam provar que a estratégia poderia dar certo, embora o goleiro Roger mostrasse inspiração. Mais trabalho do que ele teve o colega Michel Alves, com quem Kléber Pereira travava duelo particular.
Além de ajudar a criação ao servir seus companheiros, o centroavante do Santos teve, pelo menos, mais duas chances para abrir o placar no primeiro tempo, mas não conseguiu. “Houve algumas chances que eu não esperava, no susto”, lamentou Kléber Pereira no intervalo da partida.
No segundo tempo, o Santos voltou com Petkovic no lugar de Rodrigo Tabata. Adriano já havia substituído Rodrigo Souto, que caiu no gramado e machucou as costas. Em sua primeira participação na partida, o sérvio já demonstrou determinação, com um bom chute da entrada da área.
Mas o panorama do jogo não mudou. O Santos tinha maior volume de jogo, contudo pecava nas finalizações e desperdiçava muitas oportunidades. Diante disso, Luxemburgo gastou sua última alteração aos 10 minutos. Marcos Aurélio voltou à equipe após ser barrado, no lugar do apagado Vitor Júnior.
O gol não saía e a torcida santista já começava a protestar nas arquibancadas da Vila Belmiro. No gramado, Renatinho quase transformou as vaias em euforia após dominar a bola no peito, cortar o zagueiro e chutar. Michel Alves defendeu mais uma vez, aumentando a agonia do Peixe.
Do outro lado, o técnico Beto Almeida resolveu entrar em ação. Mandou a campo Marabá, Ivo e Luciano, substitutos de Vanzini, Bruno e Tadeu. A postura do Juventude, no entanto, não mudou. Cauteloso, o time de Caxias do Sul segurava o ataque santista, mas se expunha ao quase abdicar dos contragolpes.
Aos 38 minutos, o castigo aos visitantes. Marcos Aurélio levantou na área, Michel Alves trombou com Kléber Pereira e a bola sobrou para Renatinho, que não perdoou. A zaga do Juventude ainda desviou a conclusão antes do gol. Festa para o terceiro colocado do Brasileirão na Vila Belmiro.