Mesmo desfalcado de Robinho e Léo, que estão de malas prontas rumo à Europa, o Santos não decepcionou seu torcedor e mostrou que pode brigar pelo título do Campeonato Brasileiro sem dois de seus principais jogadores. Em pleno Serra Dourada, o Peixe conseguiu uma importante vitória por 4 a 3 sobre o Goiás.
O clube comandado pelo técnico Gallo conquistou o resultado com gols de Douglas (dois), Basílio e Ricardinho, enquanto a equipe local descontou com Aldo, Souza e Jorge Mutt. Com a vitória, o Santos chegou aos 22 pontos e pulou para o terceiro lugar do Brasileirão. O clube esmeraldino, por sua vez, se manteve com 17 e ocupa agora o nono lugar.
O próximo desafio do Peixe no Brasileirão será o clássico contra o São Paulo, domingo, na Vila Belmiro. Já os goianos voltam a campo um dia antes para encarar o Brasiliense, no Serra Dourada.
O jogo:
Apoiado pelo torcedor que compareceu ao Serra Dourada, o Goiás partiu para cima do Santos desde o início da partida. No entanto, quem abriu o placar foi a equipe visitante. Logo aos seis minutos de bola rolando, em um rápido contra-ataque, Basílio tabelou com Carlinhos e cruzou para a área. O atacante Douglas apareceu por trás da defesa e só tocou para o fundo das redes.
Porém, o clube esmeraldino não deixou o Peixe comemorar por muito tempo e empatou três minutos depois. Aproveitando cruzamento de Jadilson da esquerda, Souza subiu mais que a zaga e desviou para o meio da área, onde estava livre o zagueiro Aldo para cabecear tranqüilo, sem dar chances ao goleiro Mauro.
Mesmo atuando em território rival, o Peixe não se intimidou e continuou jogando com velocidade no setor ofensivo. Aos 17, o Santos teve uma ótima oportunidade em jogada de bola parada. O lateral-direito Paulo César cobrou falta da entrada da área e a bola passou muito perto do gol de Harley.
A equipe local respondeu em seguida, quando Roni avançou em velocidade, invadiu a área e tentou o passe para Souza, mas a zaga estava atenta e afastou o perigo. Depois, o Goiás só voltou a ameaçar o goleiro Mauro aos 37, justamente quando anotou o segundo. Romerito apareceu pela direita e cruzou rasteiro para Rodrigo Tabata, que tocou de calcanhar para Souza. O atacante só teve o trabalho de estufar as redes.
Desta vez, porém, foi a vez do Peixe não deixar o adversário comemorar por muito tempo. Aos 40, Douglas desceu em velocidade, invadiu a área e tocou por cima do goleiro Harley. Cléber Gaúcho ainda tentou evitar o gol dando uma bicicleta, mas a bola tocou na trave e voltou em seu próprio corpo antes de entrar.
O Santos ainda encontrou tempo na primeira etapa para marcar mais um gol. Em outro rápido contra-ataque, Giovanni recebeu de Douglas e tocou para Basílio. O atacante recebeu livre, invadiu a área e tocou forte, na saída do arqueiro adversário.
As equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações e o Goiás chegou perto de empatar logo no primeiro minuto de bola rolando. Roni escapou pela esquerda e cruzou para Souza, que chegou atrasado e não conseguiu mandar para as redes.
O Goiás sofreu uma importante baixa no lance seguinte, quando Cléber Gaúcho fez falta em Basílio e recebeu o cartão vermelho. Sem perder tempo, o Peixe logo aproveitou a vantagem de ter um jogador a mais em campo.
Aos 11, Carlinhos se infiltrou na área pela esquerda e chutou, mas o goleiro Harley defendeu. O rebote sobrou para o próprio Carlinhos, que passou para Ricardinho acertar um chute de primeira e estufar as redes dos donos da casa.
Diante da desvantagem, o técnico Edson Gaúcho sacou o atacante Souza para a entrada de Jorge Mutt no time local. A mudança surtiu efeito e o Goiás conseguiu diminuir a desvantagem aos 28. Depois de bate-rebate na área santista, Jorge Mutt acertou um forte chute no ângulo direito do goleiro Mauro.