O Santos não teve uma de suas melhores atuações contra o Avaí, na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro. Mas, apesar disso, o Peixe conseguiu uma importante vitória sobre os catarinenses, por 2 a 1, com gols de Neymar e Marcel, em confronto válido pela 18° rodada do Campeonato Brasileiro. Válber descontou para os visitantes.
Esse resultado fez com que os santistas retornassem à posição que ocupavam antes do começo da rodada. O triunfo levou a equipe alvinegra para a terceira colocação, agora com 30 pontos ganhos, levando a melhor sobre o Botafogo, que tem a mesma pontuação, mas com uma vitória a menos na competição (nove contra oito). Os catarinenses caíram para o 10° lugar, com 23 pontos.
Na próxima rodada, o time da Vila – sem Neymar, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Avaí – visita o Flamengo, domingo, às 16 horas, (horário de Brasília), no Maracanã. No mesmo dia e horário, os catarinenses recebem o Atlético-PR, na Ressacada.
O jogo – O Santos começou a partida de maneira arrasadora, balançando as redes. Logo no primeiro minuto de jogo, o Peixe armou boa jogada pelo lado direito e, após troca de passes, Danilo levantou a bola da direita para a grande área. A zaga do Avaí afastou parcialmente, mas Neymar estava atento e pegou o rebote, batendo de primeira, da entrada da área, para abrir o placar na Vila.
Embalado pelo bom início de partida, os santistas quase chegaram ao segundo gol. Aos quatro, Neymar cobrou falta pelo lado esquerdo, o volante Rudnei tocou de cabeça na bola, que saiu rente ao travessão do goleiro Renan.
Com 13, o Alvinegro Praiano teve mais uma boa chance para ampliar a sua vantagem. Neymar fez tabela com Keirrison e tocou para Zé Eduardo. De frente com o gol, praticamente na marca do pênalti, Zé Eduardo bateu cruzado à direita do gol do arqueiro catarinense.
Depois de um grande começo de jogo, o Santos caiu de rendimento e pouco ameaçou o gol de Renan. Apesar disso, Neymar continuava dando trabalho para a defesa do Avaí. Tanto que no final do primeiro tempo, o técnico Lopes tirou o lateral direito Marcos, que já havia recebido um cartão amarelo e estava marcando o camisa 11 santista, para a entrada de Emerson Nunes.
Antes do intervalo, ainda houve tempo para que os catarinenses criassem uma oportunidade de gol. Aos 45, Vandinho pegou o rebote de um cruzamento, chutou forte e, com o desvio na zaga do Peixe, a bola passou sobre o gol de Rafael, levando perigo.
Na volta para a etapa complementar, o treinador do Avaí resolveu mexer no seu ataque também. Lopes sacou Cristian para a entrada de Laércio. E os catarinenses passaram a pressionar mais, em busca do empate.
Aos 12, o Avaí quase conseguiu a igualdade no placar em cobrança de escanteio. O zagueiro Rafael foi ao ataque e, de cabeça, só não empatou o confronto porque esbarrou no seu xará, goleiro santista, que espalmou a bola, fazendo grande defesa.
Os catarinenses continuaram insistindo e, aos 18 minutos, chegou ainda mais próximo do empate. Após boa trama do ataque dos visitantes, Vandinho bateu colocado e a bola bateu na trave direita. No rebote, após cruzamento, Rudnei isolou a bola, mandando-a por cima do gol.
Procurando dar ainda mais poderio ofensivo a sua equipe, Antonio Lopes sacou Jéferson para a entrada de Leandro Bonfim. O técnico Dorival Júnior também mexeu no Alvinegro Praiano. Primeiro, aos 16, Keirrison deixou o jogo para a entrada do meia Alan Patrick. Depois, aos 24, Dorival tirou Zé Eduardo e Marquinhos para as entradas de Marcel e Zezinho, respectivamente.
Aos 31, o Avaí esteve mais uma vez perto de chegar ao empate. Leandro Bonfim lançou Válber que, na saída de Rafael, bateu por cobertura do goleiro alvinegro, quase marcando o gol.
O Santos vinha sendo bastante pressionado, mas de vez em quando, também assustava o goleiro adversário. Aos 33, Alan Patrick recebeu boa assistência de Neymar e, na saída do goleiro Renan, bateu rente à trave esquerda.
Só que aos 38, o Peixe definiu a sua vitória. Durval foi ao ataque, ganhou a bola na disputa com o zagueiro rival, e tocou para Marcel. O centroavante dominou bem a bola e, na entrada da pequena área, não desperdiçou a chance que teve, finalizando sem chances de defesa para Renan: 2 a 0.
O Avaí ainda descontou, aos 42, com um belo gol de Válber. O meia do time catarinense ganhou dividida com o zagueiro Edu Dracena, antes de mandar a bola para o fundo do gol.