O Santos se sentiu em casa no Pacaembu na noite deste sábado, mas não correspondeu às expectativas dos torcedores que compareceram ao estádio e só empatou por 1 a 1 com o Santo André. Com o placar, o time de Adilson Batista desperdiçou a chance de retomar a liderança do Campeonato Paulista.
O Peixe levou um gol logo no início, de Marcelo Godrid, e pressionou bastante durante o primeiro tempo para empatar com Rodrigo Possebon. Mesmo dominando também a etapa complementar, o Alvinegro praiano não teve tantas chances de virar e teve de se contentar com o empate.
Desfalcado do suspenso Elano e com a estreia de Diogo, o Peixe chegou aos 15 pontos, um a menos que o Palmeiras, que joga no domingo contra o Corinthians. Já o Ramalhão tem seis pontos, ainda fora da zona de classificação.
O Santos volta a campo em uma data pouco comum para o futebol da elite. O compromisso do Peixe será contra o Noroeste, na noite de sexta-feira, na Vila Belmiro. Já o time do ABC duela na noite de sábado com o Botafogo, em Ribeirão Preto.
O jogo: O Santo André surpreendeu o Peixe logo no início da partida e abriu o placar. Aos cinco minutos, em cobrança de falta da meia-direita, Sandoval carimbou a barreira. Porém, no rebote, Marcelo Godrid chutou forte e contou com um desvio em Rychely para superar o goleiro Vladimir.
A partir daí, o Ramalhão se fechou na defesa, sendo pressionado pelo Santos. O problema para a torcida alvinegra é que a equipe não conseguiu atacar de forma organizada nos primeiros minutos da partida. Enquanto o estreante Diogo se mostrava sem entrosamento com o time, Maikon Leite exagerava nos dribles.
Na primeira boa chance do Peixe, aos 15, Maikon Leite avançou pela direita e, em vez de mandar na área para Diogo, preferiu chutar e não deu tanto trabalho ao goleiro Neneca. Aos poucos, a pressão do Santos aumentou e praticamente acabou com qualquer resposta dos adversários.
Felipe Anderson e Pará quase marcaram em chutes fortes, e o Ramalhão se viu em perigo. Mais objetivo em campo depois de alguns lances de distração, Maikon Leite avançou em diagonal pela esquerda, passou por dois marcadores e saiu de frente para o goleiro, mas chutou na rede pelo lado de fora.
A forte pressão fez com que a zaga do time do ABC abusasse dos erros nas saídas de bola. Com isso, Felipe Anderson invadiu a área e chutou forte, para defesa de Neneca. Diante de tanta insistência, o Peixe foi recompensado ainda no primeiro tempo, aos 45. Depois de cobrança de escanteio, Neneca espalmou, mas não o suficiente para tirar da área. Rodrigo Possebon, então, dominou e finalizou para as redes.
Em ampla maioria nas arquibancadas do Pacaembu, a torcida do Peixe esperava que o time voltasse com o mesmo ímpeto para a etapa final, mas se frustrou, pois a equipe voltou a apresentar dificuldades para ameaçar Neneca. Diogo até aproveitou jogada de Felipe Anderson para dar trabalho ao goleiro, mas foi um lance isolado no início da etapa.
O Ramalhão, que voltou com Juan Fellipe na vaga de Aloísio, também pouco ameaçou. Adilson Batista, então, tratou de mudar o Peixe, colocando Keirrison e Crystian nas vagas de Maikon Leite e Robson.
E o Santos só voltou a ameaçar aos 26 minutos, depois de boa jogada de Léo, que foi concluída com categoria por Felipe Anderson, mas a bola passou raspando o ângulo. Nos minutos finais, o time de Adilson Batista ainda levou um susto, quando Juan Fellipe saiu de frente para o goleiro e bateu para fora, perdendo chance inacreditável.