Em busca da primeira vitória no Campeonato Brasileiro, Santos e Goiás se enfrentam neste domingo, a partir das 16 horas (Brasília), na Vila Belmiro, pela segunda rodada da competição. Depois de empatar com o Grêmio, fora de casa, em sua estreia no Brasileirão, o Peixe quer repetir a boa atuação que teve em Porto Alegre, para conquistar o seu primeiro triunfo no torneio.
O empate com o Grêmio, no final de semana passado, deixou os santistas confiantes em conquistar um resultado positivo, iniciando com o pé-direito a sua trajetória dentro de casa, no campeonato nacional.
"Nosso time vive um bom momento. Espero que possamos começar a vencer dentro de casa para dar uma arrancada na tabela. Acho que os pontos dentro de casa são decisivos, ainda mais em um torneio tão difícil, quanto o Campeonato Brasileiro. Temos que ganhar os pontos aqui na Vila Belmiro, porque quando se joga no campo do adversário é muito complicado. Esperamos fazer a "lição" de casa", analisou.
Consciente de que a tarefa não será das mais fáceis, o lateral direito Luizinho sabe que o Alvinegro praiano terá que se aplicar dentro de casa para sair com a vitória. Vale lembrar que, no ano passado, os goianos derrotaram os santistas nos dois jogos. No primeiro turno, em plena Vila Belmiro, 4 a 0 para o Goiás. Na volta, no Serra Dourada, novo triunfo esmeraldino: 4 a 1.
"Sabemos que o Goiás é uma "pedra no sapato" do Santos. No ano passado, eu vi os dois jogos. Não será fácil. Mas também, a equipe deste ano é totalmente diferente daquele da última temporada. Eles evoluíram muito taticamente, até porque, já vai fazer dois anos que o treinador (Hélio dos Anjos) está lá. Sabemos do perigo que vamos encontrar jogando na Vila, mas temos que "matar" o Goiás em casa", comentou.
Para este confronto, o técnico Vágner Mancini não poderá contar com o lateral esquerdo Triguinho, que ficará um mês afastado, por conta de uma lesão por estresse no pé direito. Léo, titular da posição, ainda se recupera de uma contusão no joelho e está fora. Com isso, Pará será o seu substituto.
Em compensação, o comandante alvinegro terá duas novidades no time, em relação àquele que atuou contra o Grêmio, em Porto Alegre. Recuperado de uma gripe, Fábio Costa volta ao gol. O volante Rodrigo Souto finalizou nesta semana a sua recuperação de um estiramento no músculo adutor da coxa direita e tem condições de jogo. Com isso, Douglas e Germano, respectivamente, voltam para o banco de reservas.
Pelo Goiás, a ordem é superar o empate cedido ao Náutico, em sua estreia no Brasileirão. "Perdemos dois pontos em casa e agora temos que recuperar na Vila. Sabemos que não será fácil, mas vamos buscar estes dois pontos que deixamos no Serra Dourada", disse o meia Júlio César.
E para recuperar os pontos perdidos dentro de casa e surpreender o Santos, em seu estádio, os goianos contam com o retrospecto do técnico Hélio dos Anjos no "alçapão santista". Os esmeraldinos jamais perderam na casa do adversário sob o comando do treinador.
Em sua estreia pelo Goiás, em 1995, o comandante enfrentou o Alvinegro praiano no confronto que terminou empatado por 1 a 1. Em 1999, pela Copa do Brasil, a virada dos goianos sobre o Peixe, 4 a 3, desclassificou o time da Vila Belmiro. No ano passado, nova vitória do Goiás, desta vez por 4 a 0.
"O gramado da Vila é baixo e úmido. É o melhor trabalho de gramado do país. Vai ser um jogo muito rápido", comentou Hélio dos Anjos, que poderá contar nesta partida com o volante Everton. Punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Goiás (TJD-GO) com um gancho de 120 dias, após ter sido denunciado no artigo 253 (praticar agressão física) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), ele conseguiu um efeito suspensivo.
O jovem Amaral ainda disputa a posição de Everton entre os titulares. Além disso, na zaga, o comandante poderá contar com a volta de Ernando, que se recuperou de uma lesão sofrida no jogo contra o Fluminense, pela Copa do Brasil. O zagueiro volta a sua posição na vaga de Gomes.