A diretoria do Santos confirmou oficialmente no final da tarde desta terça-feira que o volante Ibson está retornando ao Flamengo. Por intermédio da assessoria de imprensa do clube, o Peixe informou que o jogador está liberado para definir os últimos detalhes de sua transação para o time carioca. Além do pagamento de um milhão de euros (R$ 2 milhões), os santistas irão receber o lateral direito Rafael Galhardo e o zagueiro David Braz em troca, para fechar a negociação.
O Alvinegro Praiano só liberou o meio-campista após receber as garantias bancárias de que o pagamento seria feito pelos rubro-negros. O dinheiro em questão será revertido para o Spartak de Moscou (Rússia), pois é referente a última parcela da compra de Ibson, pelo Santos.
O atleta deve embarcar nesta quarta para o Rio de Janeiro, para fazer exames médicos e assinar contrato com o Flamengo. Campeão paulista pelo Peixe no último domingo, Ibson dará início a sua terceira passagem pela Gávea.
Com a saída de Ibson, os santistas já confirmaram que o lateral esquerdo Gérson Magrão, que também pode atuar como volante, será inscrito em seu lugar, para a disputa da reta final da Copa Libertadores da América. Magrão, inclusive, deve viajar com o restante do elenco alvinegra para o jogo de ida das quartas de final da competição, contra o Vélez Sarsfield (Argentina), na próxima quinta, em Buenos Aires.
Sobre Rafael Galhardo e David Braz, o Santos informou que aguarda a chegada dos dois jogadores para a realização dos exames médicos, nos próximos dias. O jovem lateral terá 70% dos seus direitos econômicos cedidos ao Peixe. Enquanto isso, o zagueiro terá 60% dos seus direitos repassados à equipe da Vila Belmiro.