Pensando na final do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, o Santos foi surpreendido nesta quarta-feira, pelo CSA-AL, ao ser derrotado por 1 a 0, em plena Vila Belmiro. Com este resultado, o Peixe não consegue passar da segunda fase da Copa do Brasil e está fora da competição.
Agora, as atenções dos santistas se voltam para a decisão do Paulistão, que começa no próximo domingo, quando o Alvinegro Praiano recebe o Timão, em seu estádio.
Já os alagoanos ganham novo ânimo para lutar contra o rebaixamento no Campeonato Alagoano. Já pela Copa do Brasil, os nordestinos enfrentam o Coritiba, que eliminou o Bahia, pelas oitavas-de-final da competição.
O jogo – O Santos começou a partida tentando pressionar o CSA-AL. Logo aos 2 minutos, Neymar fez boa jogada e ao invés de chutar para o gol, tocou para Lúcio Flávio. O meia ajeitou a bola, porém, na hora do chute, foi travado pela zaga alagoana. Na sobra, Madson soltou a bomba, mas a bola acabou indo para fora.
Melhor em campo nos minutos inicias da partida, o Peixe se descuidou na defesa e acabou sendo surpreendido. Aos 7, Júnior Amorim recebeu bom passe nas costas de Fabiano Eller, driblou Fábio Costa e mandou a bola para o fundo das redes, calando a torcida na Vila Belmiro.
Tendo que buscar a virada, pois o empate por qualquer placar garantia os nordestinos na próxima fase do torneio, pelo critério de gols marcados fora de casa, o Alvinegro Praiano teve uma boa oportunidade de empatar, aos 14. Lúcio Flávio bateu uma falta perigosa da entrada da área. Atento, Jéferson espalmou a bola, afastando o perigo.
Com 21, o Santos esteve muito perto de chegar ao empate. Aproveitando o rebote de um cruzamento cortado pela zaga do CSA-AL, Neymar chegou de trás, chutando forte de fora da área. Jéferson defendeu parcialmente e no rebote, com os pés, evitou o gol de empate, em chute de Roni.
Aos 36, mais uma boa chance para os donos da casa. Madson desceu pela direita, invadiu a área e tocou para Roni. O centroavante fez um corta luz para Neymar, que na pequena área, perdeu um gol incrível. O camisa 7 colocou muita força na finalização, mandando a bola por cima do gol.
O Peixe ainda teve tempo de criar mais uma oportunidade de igualar o marcador. Após uma bola dividida, Roni ficou com ela na grande área, dominou e bateu para o gol. Como o chute saiu sem força, Triguinho aproveitou a jogada para limpar o goleiro azulino e fazer o gol, anulado corretamente pela arbitragem, já que o lateral estava impedido.
Na volta do intervalo, depois de levar uma bronca nos vestiários, os santistas voltaram um pouco mais ligados no jogo. Aos 2, Madson colocou o arqueiro Jéferson para trabalhar, ao arriscar uma batida da entrada da área. No rebote, Lúcio Flávio isolou a bola, que acabou sendo afastada pela defesa dos alagoanos.
Insatisfeito com o rendimento de sua equipe, o técnico Vágner Mancini resolveu mexer no time. Lúcio Flávio e Roni foram substituídos por Paulo Henrique Lima e Kléber Pereira, que estavam sendo poupados pelo treinador, mas com a necessidade da vitória, tiveram que ir a campo ajudar os seus companheiros.
Pouco depois da entrada dos dois no jogo, o Alvinegro Praiano quase chegou ao empate. Madson fez boa jogada, cruzou, Jéferson espalmou e Kléber Pereira mandou a bola por cima da trave.
Aos 25, em seu último lance, Neymar, que foi substituído pelo meia Róbson, quase deixou tudo igual na Vila Belmiro. O atacante recebeu a bola na entrada da área, fez o giro e bateu colocado, sobre o gol de Jéferson.
Com 34, o Santos viu a sua situação melhorar um pouco com a expulsão de Júnior Amorim. Na interpretação do árbitro, o atacante azulino teria feito falta em Fábio Costa, que havia reposto a bola de maneira errada, propiciando um contra-ataque. Como já tinha cartão, Júnior Amorim recebeu o segundo amarelo, sendo expulso de campo.
Se segurando na defesa, o CSA-AL via o Peixe ameaçar com o seu goleador, Kléber Pereira. Aos 40, o atacante bateu fraco, no saído do goleiro, facilitando a tarefa de Jéferson, que segurou a bola. No minuto seguinte, novamente o centroavante santista teve uma chance parecida com a anterior e acabou parando outra vez nas mãos de Jéferson.
Já no desespero, precisando de dois gols para se classificar, o Alvinegro Praiano perdeu mais uma grande oportunidade. Róbson fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Kléber Pereira, porém o atacante acabou pegando mal na bola, mandando para fora assim a última chance santista de avançar a próxima etapa da Copa do Brasil.