Na segunda das três ‘decisões’ que faz contra concorrentes diretos ao lugar no G-4 do Campeonato Paulista, o Santos ficou no 0 a 0 com o Barueri na Arena, neste sábado, pela antepenúltima rodada da primeira fase do Estadual.
O resultado foi suficiente para que o Peixe, que deixou o campo reclamando de um gol anulado, assuma provisoriamente a quarta colocação do torneio, com 31 pontos, superando a Portuguesa no saldo de gols. A equipe rubro-verde, porém, recebe o Marília no domingo e pode retomar a posição.
A Lusa, aliás, é a próxima adversária do Alvinegro. Os dois times fazem duelo direto na quinta-feira, na Vila Belmiro. Já o Barueri, que ficou com 27 pontos e tem chances remotas de classificação depois do empate desta tarde, também tem duelo decisivo pela frente. A Abelha visita o Santo André que também tem 27 tentos, mas joga na noite sábado, contra o Oeste em Itápolis.
Mesmo jogando na Arena Barueri, o Santos começou bem a partida. O trio Paulo Henrique, Madson e Neymar, que brilhou na vitória por 3 a 0 sobre o Santo André na rodada passada, abusava da velocidade e dava trabalho para a defesa do time da casa.
O problema é que a equipe comandada por Vágner Mancini não acertava o último passe e, assim, não dava trabalho ao goleiro Renê. Com isso, o Barueri passou a se arriscar mais e criou duas chances. Primeiro com Fernandinho, que fez boa jogada pela direita e cruzou para Pedrão. Fabiano Eller se antecipou ao artilheiro e cortou. Em seguida, Everton cobrou falta e Fábio Costa espalmou para fora.
A resposta do Santos veio aos 29 minutos, em lance bastante duvidoso. Paulo Henrique alçou a bola na área em cobrança de falta da direita e Fabiano Eller desviou para as redes. O árbitro Rodrigo Guarizo, porém, anulou o lance, já que o bandeira assinalou impedimento.
Se não conseguiu abrir o placar, o Peixe se empolgou após a polêmica. Aos 38 minutos, Paulo Henrique fez linda jogada individual, mas voltou a errar no último passe e a zaga do Barueri cortou. Pouco depois, foi a vez de os donos da casa reclamarem da arbitragem: Fernandinho pediu pênalti após ser marcado por Luizinho na área, mas Guarizo mandou o jogo seguir.
O segundo tempo começou em alta velocidade. Aos três, Thiago Humberto lançou Fernandinho, que invadiu a área, mas chutou muito mal. No minuto seguinte, Triguinho respondeu para os santistas, em chute perigoso que saiu perto da meta de Renê. O lateral-esquerdo, aliás, teve outra chance aos 13. Ele recebeu de Neymar e cruzou fechado, obrigando o goleiro do Barueri a fazer boa defesa.
Com os zeros mantidos no placar da Arena, os dois técnicos decidiram mexer no time. Estevam colocou o veterano Basílio na vaga de Esley e Luís na de Pedrão Já Mancini trocou Luizinho por Pará e Kléber Pereira, apagado, por Roni.
O jogo voltou a esquentar a partir dos 30 minutos. Após bela trama do ataque alvinegro, Roni subiu de cabeça e a bola saiu perto da trave. A torcida visitante ainda lamentava, quando Fernandinho cortou Pará e acertou o travessão de Fábio Costa. O Peixe voltou a ameaçar aos 34, mas o chute cruzado de Pará foi para fora.
A partida continuou aberta no final. Aos 40, Márcio Careca soltou uma bomba e o capitão do Santos defendeu. Logo a seguir, Molina, que substituiu Paulo Henrique, tocou para Madson, mas o meia foi travado pela zaga. Fernandinho teve nova oportunidade após vacilo de Neymar, mas o garoto santista quase marcou na última chance do jogo: a bola desviou na zaga e Renê se esticou todo para salvar o Barueri.