No penúltimo treino do Santos antes da estreia no Mundial de Clubes, Neymar mostrou que os rivais da equipe brasileira no Japão devem evitar cometer faltas próximas à grande área. O camisa 11 teve bom aproveitamento ao ensaiar lances desse tipo.
Os goleiros Rafael, Vladimir e Aranha tiveram poucas chances quando o astro chutou. O atacante quase sempre acertou o ângulo direito da meta, em atividade realizada também por Elano, Paulo Henrique Ganso e Alan Kardec – esses com desempenho menos brilhante. Depois, o grupo responsável pelas bolas paradas se revezou em batidas de pênalti. Neymar, mais uma vez, teve aproveitamento satisfatório. Foi na disputa de tiros da marca da cal que o japonês Kashiwa Reysol, depois de empate no tempo regulamentar e na prorrogação, eliminou o mexicano Monterrey e se qualificou para enfrentar os brasileiros na semifinal, marcada para quarta-feira, às 8h30 (de Brasília), em Toyota.
A exemplo do que vem acontecendo desde a chegada do elenco alvinegro ao Japão, Muricy Ramalho abdicou de promover um treino coletivo nesta segunda. A atividade leve no Mizuho Stadium, em Nagoya, teve roda de bobo, corrida em torno do campo e exercícios para aprimorar fundamentos, como passes e lançamentos.
Léo, com dores no joelho direito, e Diogo, sentindo a coxa direita, foram poupados e ficaram na academia do hotel onde a delegação santista está hospedada.