Embalado pela vitória sobre o Cerro Porteño (Paraguai), fora de casa, que aumentou consideravelmente as suas chances hipóteses de chegar as oitavas de final da Copa Libertadores da América, o Santos dá uma pausa na sua caminhada no torneio para voltar a pensar no Campeonato Paulista. Isto porque, o Peixe enfrenta o Paulista de Jundiaí hoje, às 16 horas (horário de Brasília), na última rodada da primeira fase do Estadual.
Apesar de o foco principal ser a classificação para o mata-mata da Libertadores – o time enfrenta o Deportivo Táchira (Venezuela), na próxima quarta-feira, no Pacaembu -, os santistas, que até agora somaram 35 pontos no Paulistão, tentam melhorar a sua colocação no torneio, para ter algumas vantagens na etapa decisiva do campeonato.
Caso vença a sua partida e o Corinthians tropece diante do Santo André, no Estádio Bruno José Daniel, o Alvinegro Praiano pode terminar a fase de classificação do Estadual na terceira posição. Com isso, o Santos poderia enfrentar o sexto colocado geral, decidindo sua vaga em jogo único, na Vila Belmiro. E, caso o segundo colocado seja eliminado pelo sétimo nas quartas de final, o Peixe voltaria a jogar a sua classificação na Vila, em confronto único.
Para esse duelo, o técnico Muricy Ramalho deve escalar uma equipe basicamente composta por reservas. Poucos titulares devem ser utilizados. No gol, Rafael pode jogar, mas existe a possibilidade de Aranha ser escalado.