Sem brilho, o Santos está na terceira fase da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, a equipe do técnico Muricy Ramalho repetiu a falta de inspiração em seu ataque e empatou por 0 a 0 com o Joinville. Entretanto, como havia vencido a partida em Santa Catarina por 1 a 0, o time paulista conseguiu a classificação à rodada seguinte do torneio nacional, onde enfrentará o Crac.
O empate sem gols pode ter significado o último jogo de Neymar na Vila Belmiro. Isto porque o atacante está em negociação para trocar o Santos pelo Barcelona. A equipe paulista só voltará a jogar em sua casa no dia 1º de junho, contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Entretanto, o astro já vai ter se apresentado à Seleção Brasileira para a preparação para a Copa das Confederações.
A partida marcou a estreia do centroavante Henrique, que superou a concorrência de Miralles e ganhou a posição logo em seu primeiro jogo. Artilheiro do Mogi Mirim no Campeonato Paulista, o atacante foi bastante acionado, principalmente na bola aérea, mas não conseguiu deixar sua marca.
O primeiro tempo viu um Santos que tinha o controle da bola, mas que parava na eficiente marcação catarinense. Os jogadores do Joinville davam pouco espaço para o time da casa, que buscava a presença de Henrique na bola aérea. Neymar tentava criar jogadas, mas também não escapava da marcação. A melhor jogada da etapa inicial ficou por conta dos visitantes: aos 20min, Ligüera chutou de primeira após lançamento e obrigou Rafael a fazer grande defesa.
O segundo tempo seguiu ritmo parecido, com o Joinville tendo suas principais chances em contra-ataque. Henrique deu lugar a Miralles, que teve boa chance de abrir o placar em lance que o goleiro Ivan saiu do gol de forma atabalhoada, mas o chute saiu errado. Neymar seguia tentando suas jogadas, mas seu a eficiência mostrada em outras partidas.