Com um gol de pênalti aos 46min do segundo tempo, o Botafogo arrancou um empate contra o Santos por 3 a 3, em jogo válido pelo encerramento da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Veja fotos
Confira a classificação
Com o resultado, a equipe do técnico Gallo chega a 33 pontos, na sétima colocação, e perde a chance de se aproximar dos líderes. O Botafogo, com o empate, passa a ter 32, em oitavo.
O artilheiro Alex Alves abriu o placar para o Botafogo, aos 32min do primeiro tempo. Três minutos depois, Diego empatou, após bela jogada individual de Robinho.
Ricardinho, de pênalti, aos 46min, colocou o time paulista na frente do marcador. No segundo tempo, o zagueiro Émerson deixou novamente tudo igual, aos 20min.
O Santos fez 3 a 2 aos 28min, com Élton. Alex Alves, de pênalti, aos 46min, deixou tudo igual novamente, marcando seu 11º gol no Campeonato Brasileiro.
O Botafogo enfrenta na próxima rodada o Fortaleza, no Ceará, enquanto o Santos recebe o Figueirense, na Vila Belmiro, na despedida de Robinho da Vila. Os dois jogos acontecem no próximo domingo, às 18h10.
O jogo
O jogo começou aberto e com chances para os dois lados. O primeiro lance claro de gol, porém, só saiu aos 17min, já que as duas equipes erravam no passe final.
Giovanni deu o toque para Robinho que, dentro da área, chutou forte e cruzado. A bola passou perto do gol de Max. Quatro minutos mais tarde, foi a vez do Botafogo chegar com perigo.
Juca arriscou o chute da entrada da área, a bola desviou na zaga e sobrou para Reinaldo, sozinho, finalizar de primeira para fora.
A partida passou a ficar com uma forte marcação no meio-de-campo. Os armadores de ambos os lados eram rapidamente parados com faltas, muitas vezes desleais.
Nos 45min iniciais, foram cinco cartões amarelos, dois para o Santos e três para o Botafogo. Robinho, por exemplo, a todo momento que tocava na bola, recebia uma forte pressão dos cariocas.
Quando o jogo estava muito equilibrado, inclusive na posse de bola, os donos da casa abriram o placar aos 32min.
Ramon cobrou escanteio da ponta direita, Reinaldo desviou e Alex Alves, quase dentro do gol, só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede.
Três minutos depois, no primeiro ataque santista após o gol tomado, Robinho fez jogada pela esquerda, deu um drible desconcertante em Oziel, e cruzou na cabeça de Diego, que completou no canto esquerdo de Max.
Para completar, nos acréscimos, quando a primeira etapa parecia que terminaria no empate, Scheidt fez pênalti infantil em Diego. Ricardinho cobrou e virou para os paulistas.
No segundo tempo o jogo continuou muito equilibrado e com muita marcação. A violência também rolou solta. Foram cinco advertências em 23min jogados.
Com 20min, o time carioca chegou ao empate. O zagueiro Emerson aproveitou cobrança de escanteio da esquerda e, sozinho, tocou de primeira da entrada da área.
O empate fez o Santos acordar na segunda etapa e voltar a explorar as jogadas rápidas pela ponta.
Giovanni recebeu bola na entrada da área e deu passe de calcanhar para Wendell que cruzou. Elton veio de carrinho e recolocou o Santos na frente, aos 28min de jogo.
O técnico Gallo, satisfeito com a vitória, sacou o atacante Diego e colocou o zagueiro Hallison. Chamusca, por sua vez, substitui Rogério Souza por Guilherme.
Quando a vitória santista parecia certa, nos acréscimos, Flávio derrubou Alex Alves dentro da área e o árbitro marcou pênalti, expulsando o lateral. O próprio atacante foi para a cobrança e o goleiro Saulo defendeu.
O juiz Heber Lopes mandou voltar, já que o assistente assinalou adiantamento do número 1 do Santos, e deixou os paulistas furiosos com a marcação. Na segunda cobrança, Alex Alves converteu e fez o 11º gol dele na competição, dando números finais ao jogo.