Com um gol do atacante Robinho, o Santos venceu o Internacional por 1 a 0, nesta quarta-feira, no estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, e subiu para o quarto lugar.
A equipe do técnico Gallo, que somou o segundo triunfo consecutivo (vinha de vitória no clássico contra o Corinthians), chegou aos 30 pontos, quatro atrás do líder Corinthians.
Já a equipe de Porto Alegre conheceu o terceiro revés consecutivo como mandante. O Internacional, que vinha de tropeços contra Goiás e Paraná diante de sua torcida, permanece com 29 pontos.
As duas equipes fizeram um primeiro tempo equilibrado, priorizando o ataque. Apesar da postura ofensiva, tanto Internacional como Santos pouco trabalho deram para os goleiros adversários.
Na melhor chance santista, aos 29min, o meia Giovanni carregou a bola e cruzou para Robinho. O goleiro Clemer não conseguiu cortar, mas, antes da bola chegar no atacante santista, a zaga do Inter afastou.
Já a equipe gaúcha teve sua melhor oportunidade para marcar aos 43min. Após cruzamento do ala esquerdo Alex, o atacante Rafael Sóbis cabeceou, mas o goleiro Saulo fez ótima defesa.
No segundo tempo, o Santos aproveitou a primeira chance e abriu o placar. Aos 7min, o atacante Robinho recebeu passe do meia Giovanni e tocou por cobertura na saída do goleiro Clemer, definindo a vitória.
Quatro minutos depois, o time gaúcho quase igualou. Após cobrança de escanteio, o goleiro Saulo saiu mal do gol, a bola bateu em Giovanni, mas a zaga santista ainda conseguiu afastar e impedir o empate.
A pressão do Internacional continuou. Aos 17min, o meia Ricardinho fez falta próxima à área. Na cobrança, o meia Jorge Wagner cobrou fora do alcance de Saulo, mas a bola acabou indo na trave esquerda.
Aos poucos, o Santos voltou a equilibrar e também chegou com perigo ao gol colorado. Aos 27min, Giovanni ficou com sobra na área, mas finalizou alto sobre o gol de Clemer, perdendo boa oportunidade.
O Santos volta a jogar pelo Nacional no domingo, contra o Paraná, no estádio Willie Davids, em Maringá (PR). O Internacional atua no mesmo dia, contra o Brasiliense, no Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF).