O Santos manteve a liderança do Campeonato Brasileiro ao bater o Fortaleza neste sábado, em Santo André, por 2 a 0, na última partida da punição de dois jogos com portões fechados ao público imposta pelo STJD.
Ainda invicto, o time da Baixada soma 10 pontos, mesmo número do Fluminense, mas leva vantagem no saldo de gols (3 a 2).
O time alvinegro só perderá a liderança se, neste domingo, o Internacional vencer o Atlético-PR por três ou mais gols de diferença.
Já o Fortaleza, que perdeu a primeira sob o comando do técnico Márcio Bittencourt, permanece com seis pontos, na sétima posição.
Rodrigo Tabata abriu o placar aos 40min da primeira etapa, com ajuda do zagueiro Glauber. O estreante Rodrigo Tiuí marcou o segundo aos 46min.
Na próxima rodada, o Santos se reencontra com a torcida contra a Ponte Preta, sábado, na Vila Belmiro. Já o Fortaleza vai ao Maracanã encarar o Flamengo.
O jogo
Insatisfeito com as últimas atuações de Geílson, e sem poder contar com Reinaldo, machucado, o técnico Vanderlei Luxemburgo inovou na dupla de ataque. Wellington Paulista e Rodrigo Tiuí, que fez a sua estréia, demonstraram certo entrosamento e fizeram boas atuações.
A partida começou com o Santos ditando o ritmo de jogo e tendo maior posse de bola. Apesar disso, o time da Baixada Santista não conseguia invadir a área do Fortaleza. As melhores chances surgiam com os chutes de longe, primeiro com Tabata e depois com Maldonado.
O time cearense, por sua vez, tentou explorar os contra-ataques com rapidez. Mas não tinha qualidade suficiente no passe e só levou trabalho ao goleiro Fábio Costa numa cobrança de falta de Bechara. O goleiro santista se esticou para espalmar para escanteio.
Quando o jogo começou a ficar eqüilibrado, e a equipe de Márcio Bittencourt passou a dividir a posse de bola com a de Luxemburgo, o gol santista acabou saindo. Tabata fez a jogada pela direita e cruzou, Glaúber tentou afastar e marcou contra, mas o árbitro deu o gol para o meia alvinegro.
O Santos acabou ampliando no último minuto da primeira etapa. Neto fez boa jogada pela ponta direita e cruzou. Tiuí se antecipou à marcação e desviou de cabeça, sem chances para Maizena.
O início da segunda etapa foi o mesmo da anterior. Precisando ao menos de um empate, o Márcio Bittencourt avançou a equipe e o Fortaleza chegou a levar algum perigo.
Luxemburgo mexeu no time para dar mais velocidade e novo ânimo aos seus comandados. Léo Lima, Galvão e Magnum entraram, mas a história da partida não se modificou e o resultado garantiu a equipe na ponta da tabela.