O Santos está próximo de concretizar a venda do zagueiro Joaquim para o Tigres do México. A transferência deve ser finalizada por 8 milhões de dólares (R$ 44 milhões).
Conforme o portal Globo Esporte, o Cuiabá deverá receber uma parte da transferência, já que é detentor de 30% dos direitos econômicos do jogador. O Santos também usará parte do valor para abater a dívida que tem com o Tigres pela aquisição do meio Soteldo, atualmente emprestado ao Grêmio.
O Cuiabá vendeu Joaquim ao Santos no ano passado por 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,7 milhões na cotação atual). O zagueiro de 26 anos foi um dos maiores destaques da temporada 2022 no Cuiabá. Ele chegou em maio de 2021, do Botafogo (PB), depois atuou pelo Sub-20 e disputou a Copa Verde, FMF e Brasileirão de Aspirantes.
Em 2022, foi emprestado ao Botafogo (SP) para disputa do Campeonato Paulista. Retornou em seguida e passou a integrar o elenco profissional. Joaquim ganhou espaço na equipe e assumiu a vaga de titular até o final da temporada. O jovem defensor fez 31 jogos com a camisa Auriverde.