PUBLICIDADE

Santos abre vantagem, mas cede empate para Ponte na Vila

PUBLICIDADE

O Santos esteve à frente no placar por duas vezes neste sábado, mas novamente não soube aproveitar a vantagem e cedeu o empate por 2 a 2 para a Ponte Preta, na Vila Belmiro. A igualdade manteve a Macaca invicta no Campeonato Brasileiro e deixou, definitivamente, o clima pesado no alvinegro praiano, que agora já não vence há cinco partidas, contanto a derrota para o Sport pela Copa do Brasil.

Geuvânio foi, talvez, o único destaque santista na partida. O Caveirinha marcou um golaço no primeiro tempo e sofreu o pênalti que Ricardo Oliveira converteu na segunda etapa. Pelo time de Campinas, Felipe Azevedo aproveitou rebote de Vladimir e Renato Cajá decretou a igualdade, de cabeça.

A Ponte Preta, com o empate fora de casa, chega a 12 pontos e se mantém provisoriamente na vice-liderança do nacional por pontos corridos. Já o Peixe estacionou nos cinco pontos após seis rodadas e caiu para a 15ª colocação, com o risco de ficar ainda mais próximo da zona de rebaixamento ao fim da rodada.

Na próxima rodada, o Peixe visita o Atlético-MG, às 18h30, no estádio Independência, em Minas Gerais, enquanto a Ponte Preta recebe o Goiás, no domingo, às 11 horas, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Golpe fatal – Marcelo Fernandes resolveu, enfim, dar uma oportunidade para Gabriel começar jogando. Apesar de entender que o camisa 10 renda melhor na posição de centroavante, o garoto de 18 anos foi escalado pela esquerda, na vaga de Robinho, que está com a seleção brasileiro. E, logo aos 4 minutos, o atacante mostrou fome de bola e foi responsável pelo primeiro “uhh” da arquibancada ao arriscar chute de fora da área e ver Marcelo Lomba defender.

Com moral, a Ponte Preta reagiu no lance seguinte em boa jogada de Rodinei pela direita, que só não complicou o Peixe porque Elano tocou para escanteio antes que a bola chegasse a Biro Biro. O mesmo atacante na Macaca também obrigou Vladimir a trabalhar aos 12 minutos, em arremate de fora da área, mas o grande lance do jogo ainda estava por vir.

22 minutos, jogada pela direita e Daniel Guedes toca para dentro da área. Geuvânio escora o corpo no zagueiro Pablo, gira e acerta uma bomba no ângulo esquerdo de Marcelo Lomba. Um golaço com a marca registrada do Caveirinha.

O gol empolgou o Peixe. Melhor em campo, a equipe praiana tentava a todo momento furar as duas linhas de quatro feitas pelo time campineiro e, para isso, tentava tocar de pé em pé, virando o jogo.

Aos 26, tabela de Victor Ferraz com Gabriel, que chutou firme, mas a bola explodiu no zagueiro. Aos 33, Ricardo Oliveira recebeu lançamento longo e ficou de frente para o gol. Na saída do goleiro, o camisa 9 tentou encobrir, mas não bateu com a força necessária e Pablo evitou o segundo do Santos no jogo.

O castigo quase veio no minuto seguinte. Josimar arriscou de longe e acertou o ângulo, mas Vladimir voou na bola e fez uma defesa espetacular, garantindo a vitória parcial santista no primeiro tempo.

Reação da Macaca – No segundo tempo, o Santos mostrou claramente que tentaria matar o jogo o mais rápido possível. Em cinco minutos, o time da casa não deixou a Ponte pegar na bola e pressionou a saída de bola da Macaca. No entanto, no primeiro lance ofensivo dos ponte-pretanos, Felipe Azevedo não perdoou. O relógio marcava sete minutos quando Renato Cajá enfiou a bola na esquerda para Biro Biro, que bateu colocado. Vladimir fez linda defesa, mas, no rebote, Felipe Azevedo estufou as redes.

Precisando da vitória, o Santos recomeçou sua busca pelo gol já na saída de bola. Mais uma vez, Geuvânio buscou a jogada individual e soltou a perna, mas Lomba espalmou e afastou o perigo.

De novo pela direita do ataque santista, Caveirinha foi sozinho para cima da marcação, entrou na área e foi derrubado por Gilson, que acabou cometendo pênalti claro e infantil. Ricardo Oliveira deslocou o goleiro e colocou o Peixe em vantagem novamente aos 15 minutos.

À partir daí, o jogo ficou aberto e com as duas equipes dando espaço. A Ponte Preta forçava as jogadas pela direita de ataque, enquanto o Santos apostava no talento de Lucas Lima.

Mas o Peixe voltou a vacilar na marcação, assim como já havia acontecido na última rodada, contra o Sport, e a Macaca soube aproveitar bem. Renato Cajá mostrou que vive grande fase e, após receber cruzamento no meio da área, cabeceou no canto direito de Vladimir e anotou seu quarto gol no Campeonato Brasileiro. O gol silenciou a Vila Belmiro.

Marcelo Fernandes, então, mandou Thiago Maia, Neto Berola e Chiquinho para o jogo em uma tentativa desesperada de buscar o gol da vitória, mas as substituições não surtiram efeito e o Santos foi mais uma presa da Ponte Preta neste Brasileirão. Agora, o time da Vila Belmiro já está há cinco jogos sem vencer, enquanto a Macaca segue invicta na competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE