Santa vence no Arruda e deixa Portuguesa mais perto do rebaixamento A situação da Portuguesa nesta Série B do Campeonato Brasileiro é cada vez pior. Nesta terça-feira, o time comandado por Silas visitou o Santa Cruz, no estádio do Arruda, em Pernambuco, e somou a sua 10ª vitória na competição. Já no final do segundo tempo, Léo Gamalho completou de cabeça para garantir o triunfo coral por 1 a 0 diante da torcida.
A derrota mantém a Portuguesa em situação desesperadora na Série B do Campeonato Brasileiro. O time do Canindé é apenas o penúltimo colocado, com 17 pontos somados, a sete da primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, a Lusa recebe o Bragantino, neste sábado, às 21 horas (de Brasília).
O Santa Cruz, por sua vez, segue com uma campanha irregular na competição, mas dá um salto na tabela, cegando ao 11º lugar, com 30 pontos conquistados. Também neste sábado, às 16h30, a equipe pernambucana viaja a Curitiba para encarar o Paraná Clube, no estádio Durival Britto.
Muita disposição, pouca técnica- A situação do Santa Cruz não é confortável, mas não chega a ser desesperadora como a vivida pela Portuguesa. Desta forma, mesmo jogando em casa, o time pernambucano se deparou com um adversário que também precisava do resultado, deixando o confronto equilibrado já nos primeiros minutos de bola rolando no Arruda.
Aos nove, o Santa Cruz chegou com perigo em cobrança de escanteio, e o zagueiro Brinner afastou. A resposta da Portuguesa veio apenas dois minutos mais tarde, quando Alemão quase marcou um belo gol em chute de primeira. O jogo, portanto, era aberto, apesar dos erros dos dois lados ao tentarem trabalhar a bola no ataque.
A Lusa conseguia assustar em suas descidas, mas o domínio passou a ser do Santa Cruz. Ao tentar cortar um cruzamento, o lateral Régis quase marcou contra o patrimônio rubro-verde. Mais tarde, Tony soltou a bomba em cobrança de falta e exigiu boa defesa do goleiro Rafael Santos.
Disposição não faltava para as duas equipes. Qualidade, no entanto, não era tão fácil de ver na troca de passes. Em um primeiro tempo com poucas chances de perigo, a Portuguesa ainda assustou com Alemão, que desviou de cabeça por cima do travessão, mas o empate sem gols permaneceu antes do intervalo.
Léo Gamalho usa a cabeça para decidir- Ciente de que precisava somar pontos nesta terça-feira, a Portuguesa começou o segundo tempo em ritmo acelerado. Logo aos quatro minutos, Gabriel Xavier recebeu no lado esquerdo do ataque, invadiu a área, bateu de perna esquerda e obrigou Tiago Cardoso a fazer grande defesa para salvar o Santa Cruz.
O meia rubro-verde era o melhor jogador da equipe visitante, levou perigo em um chute de fora da área, e na sequência quase marcou em boa jogada individual. Depois de receber de Jocinei, Gabriel Xavier saiu de dois marcadores na velocidade, tocou para o gol, mas foi novamente bloqueado por Tiago Cardoso.
As chances de perigo da Lusa fez com que Sérgio Guedes mudasse duas peças de as equipe, o time visitante também foi perdendo o fôlego, e assim o Santa Cruz equilibrou a partida. Aos 25, Marllon bateu cruzado para o meio da área, e, antes que alguém desviasse, Rafael Santos salvou a equipe rubro-verde.
Com o passar do tempo, o time pernambucano se mandou para o campo de ataque, criou chances de balançar as redes e precisou acionar o seu artilheiro para garantir a vitória. Aos 41 minutos, Léo Gamalho recebeu o cruzamento da direita, subiu mais alto do que a zaga e completou para o fundo do gol.