Segundo maior vencedor do Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz está em festa pela 28ª vez. Neste domingo, a equipe venceu o Salgueiro por 1 a 0, no Arruda, e garantiu o título estadual mais uma vez em seus 101 anos de história.
O gol da vitória do Tricolor do Arruda foi marcado por Anderson Aquino, aos 24 minutos do segundo tempo, provocando gritos de "o campeão voltou" no Arruda, que teve 46.370 torcedores presentes. Vale lembrar que, no confronto de ida, os dois times haviam empatado em 0 a 0, no Cornélio de Barros.
O jogo – O apito inicial mal havia soado, e os ânimos da decisão já se exaltavam. Logo no segundo minuto de bola rolando, Betinho e Ranieri se estranharam e protagonizaram a primeira briga do jogo, obrigando o árbitro Emerson Luiz Sobral a intervir rapidamente. Dois minutos depois, João Paulo cobrou escanteio para o Santa Cruz, e viu Luciano defender. O goleiro, entretanto, cedeu rebote quase nos pés de Bruninho, que pegou de primeira, mas errou o alvo.
Dominando o confronto, o Tricolor do Arruda voltou a levar perigo na marca dos 16 minutos, Quando Edson Sitta ganhou espaço na intermediária e tentou o chute de fora da área. Porém, a bola subiu demais e saiu sobre a meta de Luciano. O arqueiro ainda salvaria o Salgueiro três minutos depois, quando João Paulo também soltou a bomba de longe e parou no goleiro adversário.
Voltando a usar os chutes de fora da área como seu principal trunfo na decisão, o time coral repetiu os lances anteriores, mais uma vez com Edson Sitta, assustando a equipe visitante. A posse de bola comprovava a superioridade do Santa Cruz, que beirou os 65% durante toda a etapa inicial. Já aos 37, Luciano cresceu diante da meta ao defender um chute de Emerson Santos.
Na volta para o segundo tempo, a torcida coral insistiu na entrada de Renatinho, e finalmente foi atendida aos 14 minutos, quando o técnico Ricardinho tirou o criticado Emerson Santos de campo. A substituição parece ter dado sorte ao Santa Cruz, que abriu o placar 10 minutos depois, com Anderson Aquino.
Apagado no confronto até então, o atacante tabelou João Paulo na entrada da área e, ainda fora dela, soltou uma bomba. Desta vez, o chute – parecido com as tentativas anteriores – foi indefensável para Luciano, que só pôde buscar a bola no fundo da rede e se contentar com o segundo lugar no Campeonato Pernambucano. Do outro lado, ao som de "o campeão voltou", o Santa Cruz levantou a taça do estadual pela 28ª oportunidade em sua história centenária.