Apesar do título da Fórmula 1 já pertencer a Lewis Hamilton, o piloto Nico Rosberg mostrou estar à altura do segundo lugar geral. Na tarde deste domingo, o alemão terminou o GP do México na primeira colocação, seguido pelo britânico. Bottas fechou o pódio, em terceiro. O brasileiro Felipe Massa terminou a corrida em sexto lugar. Já Felipe Nasr abandonou a corrida antes do fim.
A vitória foi a quarta do alemão na temporada – sua 12ª na carreira. O piloto da Mercedes não vencia há oito corridas, desde o GP da Áustria, realizado em junho.
Primeiro do grid, Rosberg foi seguido de perto por Lewis Hamilton na largada. Sebastian Vettel completou a pole, em terceiro. Daniil Kvyat, Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas saíram logo em seguida, e atrás, na 7ª colocação, largou o brasileiro Felipe Massa. Verstappen, Pérez, Hulkenberg, Sainz, Grosjean, Maldonado e Ericson foram na sequência, enquanto Felipe Nasr foi o 15º a deixar o grid. Rossi, Stevens, Alonso, Raikkonen e Button fecharam a largada.
Logo na primeira volta, Alonso reclamou da potência de seu carro. Os técnicos da McLaren orientaram o piloto a ir em direção aos boxes. A equipe já teve problemas anteriormente, tanto que Jenson Button sequer participou do qualificatório do último sábado por problemas no motor – por conta disso, o piloto largou em último neste domingo.
A tarde também não foi boa para a Ferrari. O alemão Sebastian Vettel, que largou na terceira colocação, furou o pneu do carro ainda na primeira volta e só retornou à pista na última colocação. A recuperação veio com o 12º lugar depois da 20ª volta, mas o piloto rodou o carro e acabou fora da pista mais uma vez. Em seu retorno, acabou como 16º colocado. Por fim, na 53ª volta, colidiu o carro na proteção de pneus em uma das curvas, deixando de vez a corrida. Seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, repetiu a ação do treino classificatório do último sábado e abandonou a corrida na 23ª volta.
Massa, que havia largado em 7º, conseguiu alcançar a quinta posição na 28ª volta. O brasileiro seguiu entre os dez primeiros durante o restante da prova. Outro brasileiro na corrida, Felipe Nasr abandonou a corrida na 61ª volta. Pelo rádio, o piloto comunicou aos engenheiros da Sauber que seus freios acabaram. O mesmo problema já havia sido relatado na classificação, no sábado.
A prova teve como um dos grandes marcos a disputa entre Hamilton e Rosberg pela primeira colocação. O alemão liderou durante boa parte da corrida, sendo ultrapassado pelo companheiro de Mercedes em mais de uma oportunidade. A diferença entre a dupla chegou a cair para menos de um segundo na 64ª volta. Ainda na 4ª volta, os dois já haviam aberto grande vantagem em relação a Kvyat, que seguia em terceiro.
Ao fim, Rosberg administrou a vantagem para Hamilton com tranquilidade e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. A terceira posição ficou com o finlandês Valteri Bottas, seguido por Kvyat e Ricciardo. Massa terminou na 6ª colocação.
O próximo Grand Prix da Fórmula 1 será o GP do Brasil, que ocorre no Autódromo de Interlagos no dia 15 de novembro. A temporada chega ao fim no dia 29 do mesmo mês, no GP de Abu Dhabi.