Ronaldinho venceu o trofeu Bola de Ouro do Campeonato Brasileiro 2012, que elege o melhor da competição. A premiação, promovida pela revista Placar e pela ESPN Brasil, aconteceu nesta segunda-feira, no Museu do Futebol, em São Paulo. O jovem santista Neymar recebeu uma homenagem especial dos organizadores do prêmio e foi considerado "hors concours" – mesma honraria recebida por Pelé.
Na cerimônia também foi divulgada a seleção do campeonato, obedecendo a formação 4-4-2, de acordo com o critério dos organizadores. O melhor jogador de cada posição recebeu a Bola de Prata. Campeão Brasileiro, o Fluminense teve três vencedores do prêmio. O goleiro Diego Cavalieri, o lateral esquerdo Carlinhos e o atacante Fred, que também foi o artilheiro, com 20 gols marcados.
O Atlético-MG, vice campeão, também esteve bem representado. Os zagueiros Réver e Leonardo Silva, além do lateral direito Marcos Rocha e do meia Ronaldinho representaram o clube alvinegro na seleção dos vencedores da Bola de Prata. O jovem atacante Bernard fechou a lista de premiados ao conquistar o novo troféu Revelação do Campeonato Brasileiro.
A dupla de volantes do prêmio Bola de Prata veio do Corinthians. Ralf e Paulinho levaram o troféu ao campeão da Libertadores. Esta foi a segunda vez que Paulinho conquistou o prêmio.
Completando a escalação dos 11 melhores jogadores do Brasileiro 2012, o jovem atacante Lucas foi o único representante do São Paulo no prêmio. Durante a competição, um corpo de jurados acompanha e avalia a atuação dos jogadores de cada clube. Após a última rodada, os atletas com maiores médias de notas vencem o prêmio.
Confira os vencedores do Trofeu Bola de Prata 2012:
Goleiro: Diego Cavalieri (Fluminense)
Laterais: Marcos Rocha (Atlético-MG) e Carlinhos (Fluminense)
Zagueiros: Réver (Atlético-MG) e Léo Silva (Atlético-MG)
Volantes: Ralf (Corinthians) e Paulinho (Corinthians)
Meias: Zé Roberto (Grêmio) e Ronaldinho (Atlético-MG)
Atacantes: Lucas (São Paulo) e Fred (Fluminense)
Artilheiro do Campeonato Brasileiro: Fred (Fluminense) – 20 gols
Chuteira de Ouro (artilheiro do ano): Neymar (Santos) – 56 gols
Revelação do Campeonato Brasileiro: Bernard (Atlético-MG)
Bola de Ouro (melhor da competição): Ronaldinho (Atlético-MG)