A missão de Robert Scheidt não era nada fácil: tirar a diferença de três competidores para conquistar a medalha de bronze. Nesta segunda-feira, na final da classe laser, mesmo terminando em primeiro lugar na prova, o brasileiro acabou na quarta colocação do ranking geral e não conquistou nenhuma medalha.
Maior medalhista da história do Brasil nos Jogos Olímpicos, Scheidt termina sua primeira Olimpíada sem levar uma medalha. Ouro em Atlanta 1996 e Atenas 2004, o paulista ainda conquistou duas medalhas de prata, em Sidney 2000 e Pequim 2008, além de um bronze em Londres 2012.
Aos 43 anos, o brasileiro precisava terminar a uma distância de cinco posições do neozelandês Sam Meech, duas do francês Jean Baptiste Bernaz e uma do britânico Nick Thompson. Mesmo terminando na primeira colocação em uma bela prova, os adversários de Sheidt não colaboraram e o brasileiro acabou em quarto no ranking geral, longe da medalha de bronze.
O ouro foi para o australiano Tom Burton, que somou 90 pontos no total. O croata Tonci Stipanovic levou a prata, com 103 pontos. Já o bronze foi para o neozelandês Sam Meech.