PUBLICIDADE

Revezamento da tocha do Pan nesta 3ª em Mato Grosso será feita por 70 atletas

PUBLICIDADE

Em um dia de festa para o esporte local, Cuiabá receberá, amanhã, a tocha dos Jogos Pan-Americanos 2007. A chama desembarcará pela manhã, no aeroporto Marechal Rondon. O revezamento, que vai mobilizar 70 condutores e uma equipe de segurança com mais de 200 homens, vai percorrer 35,2 quilômetros por algumas das principais avenidas da cidade.

Junto com a tocha, vem para a capital mato-grossense o balão do mascote do Pan (Cauê), que ficará exposto ao lado do ginásio do Centro Esportivo Dom Aquino. É o maior boneco balão da América Latina, conforme seu piloto, Carlos Augusto, que chegou na manhã desta segunda-feira a Cuiabá para preparar o local.

Conforme a programação, a chama Pan-Americana será recebida pelo prefeito Wilson Santos, por volta das 13h30, em frente ao marco do Centro Geodésico da América do Sul. No local, o prefeito cumpre o procedimento de repassar a tocha ao primeiro condutor, dando início à maratona, no ritual que vem acontecendo pelas capitais desde a chegada da chama ao país. O revezamento deve terminar por volta das 18h15, na Praça Alencastro, onde o prefeito e outras autoridades receberão a tocha do último condutor. Cuiabá representa a Nicarágua, um dos 42 países participantes do Pan.

A tarefa de iniciar a condução da tocha será da nadadora cuiabana Yolen Rhea Pinto, vice-campeã brasileira juvenil de natação. Após cumprir um percurso de 400 metros, ela repassará a chama para Moisés Martins, membro da Academia Mato-grossense de Letras. O último condutor será o diretor de Desporto e Lazer da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Pedro Luiz Sinohara, ex-técnico da Seleção Brasileira de Judô.

No comando dos preparativos para o desfile do fogo olímpico em Cuiabá, a Força Tarefa do Pan na capital mato-grossense trabalha nos detalhes finais. Neste domingo ocorreu nova reunião envolvendo a Comissão Nacional do Pan-2007 e a Coordenação Municipal do Pan. O encontro serviu para as últimas orientações.

A lista dos condutores ainda tem o jornalista Dirceu Carlino, o nadador Felipe Lima, campeão sul-americano, os humoristas Nico e Lau, a atleta Nadir Sabino, o pugilista Lino Barros, o ex-jogador Ruíter Jorge de Carvalho e o técnico de atletismo Expedito Sabino.

A expectativa para a chegada da chama a Cuiabá é cada vez maior. Conforme o coordenador do percurso do fogo em Cuiabá, Luiz Benedito Tamba, a mobilização é muito grande. “Fizemos várias reuniões com presidentes de bairros, diretores de escolas estaduais e municipais. Está havendo um envolvimento surpreendente. Os alunos querem participar e estão fazendo bandeirolas para saudar a passagem da chama pela cidade. Já estamos vivendo o clima do Pan”, disse o coordenador, lembrando que será dado ênfase à Nicarágua, país representado por Cuiabá.

Para Pedro Luiz Sinohara, que nesta semana assumirá o comando da Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania (Smec), a população cuiabana terá a oportunidade de participar de uma grande celebração. “Esta é a primeira vez que vamos presenciar algo desta natureza. Esse fato, com certeza, ficará registrado para sempre nos anais da história do esporte mato-grossense”, disse o futuro secretário, lembrando que uma réplica da tocha ficará em Cuiabá.

Percurso

Em seu desfile na capital mato-grossense, a chama sai do Centro Geodésico, desce a avenida Barão do Melgaço, contorna nas imediações do Aquário Municipal, segue pela Beira-Rio até a ponte do Coxipó. Novo contorno é feito em frente à Gráfica Sereia. Na seqüência, desfila pela Fernando Correa da Costa, Jardim das Américas, estrada do Moinho, Jardim Itália, avenida Dante de Oliveira, bairro Bela Vista e Memorial do Papa João Paulo II, onde haverá uma parada de 30 minutos.

O fogo passará pelo CPA 3, CPA 4, CPA 2 (praça cultural) e retorno rumo ao bairro Morada do Ouro, pela avenida Brasil. Na seqüência, avenida Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, passando por frente do Parque Mãe Bonifácia e outro contorno no trevo do Santa Rosa. Os últimos passos ocorrem nas avenidas 31 de Março, Isaac Póvoas e Joaquim Murtinho até sua chegada na Praça Alencastro. Naquele local haverá uma cerimônia de entrega da tocha ao prefeito.

De Cuiabá, o fogo olímpico segue, no dia seguinte para Campo Novo do Parecis, onde acontecem os Jogos Interculturais Indígenas, em aldeia do município, a 350 km.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE