Se depender do seu retrospecto durante a primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, o Cuiabá deve passar com tranquilidade para as quartas-de-final do torneio de acesso. O time mato-grossense faz jogo decisivo no próximo domingo diante do Sampaio Corrêa (MA) e precisa vencer para carimbar sua passagem à próxima etapa da competição nacional. Os maranhenses pela vitória de 2 a 1 no jogo de ida joga por simples empate.
Nas quatro partidas disputadas na fase anterior do torneio nacional, o atual campeão mato-grossense obteve sucesso como mandante do jogo. Dos duelos disputados no estádio Dutrinha, o ‘Dourado" só obteve um tropeço frente ao Plácido de Castro (AC) ao empatar em 3 a 3.
Nos demais confrontos, a equipe treinada por Ary Marques praticamente atropelou seus adversários em casa. Na primeira partida diante de sua torcida na Série D, o Cuiabá venceu o Nacional (AM) de 3 a 1. No segundo compromisso repetiu o mesmo placar diante do Vila Aurora. A equipe fechou sua participação na primeira fase goleando o Penarol (AM) pelo placar de 4 a 0.
Somando os gols marcados jogando no Dutrinha, o time cuiabano chegou a marcar 13 gols, tendo uma média superior a três gols por partida, o que deixa a comissão técnica bastante confiante para a partida decisiva contra o Sampaio Corrêa, que se classifica com uma igualdade. Já no papel de visitante na fase classificatória, o Cuiabá teve uma performance razoável. Nos quatro jogos disputados fora de seu domínio, a equipe conquistou duas vitórias em cima do Penarol de 2 a 1 e sobre o Nacional de 3 a 1. Amargou revés frente ao Plácido de Castro de 1 a 0 e sofreu derrota de 3 a 1 para o Vila Aurora. Sofreu seis gols e marcou seis gols.
Para a partida de ‘vida ou morte" contra o Sampaio, o técnico Ary Marques contará com todos os jogadores a sua disposição. Ele não sinaliza para mudar a equipe em relação à formação que saiu jogando no primeiro jogo em São Luís. Marques só reforça à necessidade dos erros cometidos no primeiro jogo não se repitam novamente jogando no Dutrinha.
"Não podemos errar", disse o treinador, ressaltando ao risco de não levar gol como mandante, já que um gol acaba tendo peso dobrado – a cada gol tomado, o Cuiabá terá que fazer dois para abrir diferença de dois tentos.
O vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, reforçou a sua campanha de conclamar torcidas do Mixto, Operário, Dom Bosco e Palmeiras a irem ao Dutrinha e empurrar a equipe rumo à classificação.
"Neste momento importante é preciso deixar a vaidade de lado e abraçar a causa do futebol de Mato Grosso em estar o mais próximo possível à elite do futebol nacional. É um projeto que não pertence somente ao Cuiabá Esporte Clube, mas a todos que amam o esporte profissional em Mato Grosso", afirmou Dresch.