Os dirigentes colorados estavam certos. O primeiro turno do Campeonato Gaúcho será decidido em um Gre-Nal. Os reservas do Grêmio fizeram sua parte nesta sexta-feira e colocaram o Tricolor na decisão. Mesmo atuando com somente um titular, o time de Celso Roth venceu o Veranópolis por 1 a 0, sem dificuldades.
Na quinta-feira, os cartolas do Inter afirmavam que o jogo no Olímpico estava jogado. Apesar da motivação vinda das declarações, o VEC não conseguiu se impor em campo. O gol gremista saiu no segundo tempo em chute de Reinaldo, o último atacante da hierarquia gremista.
A decisão do Gauchão será domingo, às 16 horas (de Brasília), em um Beira-Rio que promete estar lotado. Ao Grêmio serão destinados somente 3 mil ingressos. Desta vez, Roth não deverá poupar ninguém.
O Veranópolis volta a jogar somente na primeira rodada do segundo turno. O primeiro jogo será diante do Inter, em Porto Alegre em 7 de março.
O Grêmio começou tentando resolver o jogo nos primeiros instantes para ter tranquilidade. Não conseguiu. As duas linhas de quatro jogadores impostas pelo técnico Celso Roth surtiram efeito positivo. Apesar do zagueiro Saimon, de 17 anos, improvisado na lateral-direita, era por este lado que o Tricolor invariavelmente atacava.
Na canhota, Fábio Santos, que reveza como titular com Jadilson, não passou da linha divisória do gramado. Saimon, não. Ele se soltou. Foi à frente. Aos 7 minutos, o garoto bateu sem ângulo para defesa do atendo goleiro Vanderlei. Douglas Costa atuando como segundo atacante driblou, deu bons passes, mas seu companheiro Reinaldo não cooperava. O time insistia na bola área, que não surtia efeito. Em 15 minutos, os donos da casa tiveram sete escanteios a seu favor. Somente Orteman conseguiu efetuar uma cabeçada.
Até então, o Veranópolis limitava-se a tentar neutralizar as movimentações do adversário. A partir dos 25 minutos conseguiu se soltar mais. A melhor jogada saiu dos pés de Dinei, que aos 31 minutos bateu cruzado, a zaga afastou e no rebote Edmilson arrematou para fora. O último bom lance da primeira etapa foi protagonizado por Douglas Costa. Em um bom chute de longe, Vanderlei apareceu bem mais uma vez.
A torcida demonstrava impaciência com o atacante Reinaldo. Foi justamente com ele que saiu o gol gremista. O lance começou com outros dois jogadores que estavam apagados. Fábio Santos inverteu a bola para direita, Maylson cortou para dentro, achando Reinaldo. O camisa 9 girou e bateu no alto para estufar a rede, aos 3 minutos. Com a vantagem, o Grêmio diminuiu o ritmo.
Sem alternativas, o VEC ficou mais ofensivo, mas levava pouco perigo. Chute perigoso, somente em cobrança de Romano para firme defesa de Marcelo Grohe. Douglas Costa seguia levando perigo. Após dois dribles, entrou na área e bateu para Vanderlei brilhar. No rebote Makelele marcou, mas impedido e o gol foi bem anulado.
Surpreendendo, Roth colocou os três que estavam no banco para jogarem. Primeiro entrou Réver, depois Jonas e finalizou com Tcheco. Mesmo com as alterações, o time serrano era mais insinuante. Porém, se sobrava empenho, faltava uma maior qualidade técnica. Mesmo assim, o Pentacolor teve uma oportunidade de ouro aos 42 minutos. Em cobrança de falta, a três passos da área, Rodrigo carimbou a barreira, desperdiçando a oportunidade de decidir tudo nos pênaltis.