Mais de 40 municípios participam da capacitação do Ministério do Esporte para gestores municipais interessados em desenvolver programas sociais nas cidades de Mato Grosso. As atividades começaram, esta manhã, no Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, no bairro Verdão, em Cuiabá, e seguem durante o dia inteiro com mostras de vídeos, palestras e oficinas.
O Ministério do Esporte abriu edital para quatro programas: Esporte e Lazer na Cidade (Pelc), Vida Saudável, Segundo Tempo e Luta pela Cidadania. De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer (Seduc-MT), Pedro Luiz Sinohara, a capacitação servirá para que o gestores saibam como elaborar os projetos para adquirir os recursos federais.
“É uma iniciativa de extrema importância, por que esses programas visam atender as pessoas mais carentes, principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, ressaltou o gestor.
O secretário de Esportes do município de Santa Carmem, Jucelino Fagnello, viajou 600 quilômetros para acompanhar a capacitação. “Essa vinda do Ministério do Esporte e muito importante, principalmente para os municípios carentes de recursos”, destacou.
Em relação aos programas, Jucelino destacou que a gestão de Santa Carmem se interessa mais pelo Pelc e Segundo Tempo. “O Pelc, principalmente, pois o projeto lhe dá a oportunidade de trabalhar com crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência”.
Os municípios interessados em desenvolver um desses projetos têm até o dia 10 de fevereiro para se inscreverem no Sistema de Convênios do Ministério do Esporte – o SINCOV. A capacitação dos gestores municipais é feita por equipes técnicas da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, e pelas equipes vinculadas às universidades parceiras – UFMG e UFRGS, responsáveis pelos processos de formação, acompanhamento e avaliação dos Programas Sociais.
Além de Cuiabá, o Ministério do Esporte irá visitar todas as capitais brasileiras, por meio da 'Caravana de Planejamento de Projetos Técnicos Pedagógicos dos Programas Sociais do Ministério do Esporte.