O São Paulo passou a contar com mais um zagueiro experiente em seu elenco. Não se trata do uruguaio Diego Lugano, que se ofereceu para retornar ao Morumbi e foi rejeitado pelo técnico Juan Carlos Osorio e pelo vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro. A novidade é o bem menos renomado Luiz Eduardo, vindo do São Caetano.
“O Lugano teve a sua história no São Paulo, conseguiu títulos. Sou fã dele, não posso negar. É um grande atleta, mas chegou aqui no anonimato, assim como eu. Quem sabe um dia eu não possa me juntar a ele como um ídolo da torcida do São Paulo?”, inspirou-se o reforço apresentado nesta terça-feira pelo diretor de futebol Rubens Moreno, no CT da Barra Funda.
Apesar de pouco conhecido, Luiz Eduardo já tem uma trajetória longa no futebol. O jogador de 28 anos é natural de Uberlândia, onde iniciou a carreira no time da cidade mineira. Depois, passou por Campinas, Metropolitano, Guarani, Santa Cruz, Atlético-MG, XV de Piracicaba, São Caetano (que voltou a defender antes de acertar com o São Paulo), Bragantino e Chongqing Lifan, da China.
“Quero que o torcedor do São Paulo acredite em mim, no meu potencial. Vou fazer o possível para agarrar essa chance. Sei que a desconfiança não deixará de existir enquanto eu não jogar, mas creio em mim”, declarou Luiz Eduardo.
De fato, o zagueiro transpareceu segurança em sua primeira entrevista coletiva como jogador do São Paulo. Deu um abraço apertado no diretor Rubens Moreno ao receber o uniforme número 26 (herança de Dória, de volta ao francês Olympique de Marselha) e falou com a voz mansa, pausadamente, sobre a oportunidade de mostrar serviço no Morumbi com um contrato válido até o final da temporada.
“Sou um cara tranquilo. Com 28 anos, já tenho alguma experiência. Não é porque eu estava em uma divisão inferior (a última do futebol brasileiro) que estranharei os treinamentos ou alguma coisa assim. Também posso transmitir algo aos meus companheiros”, garantiu, apesar de surpreso por ter vencido a concorrência de Lugano. “Não esperava. Mas, quando li na internet que o Osorio queria um zagueiro canhoto, com as minhas características, comecei a ficar esperançoso.”
E Lugano, agora no paraguaio Cerro Porteño, não foi nem o único ex-defensor do São Paulo mencionado por Luiz Eduardo durante a apresentação. “Gosto muito do Miranda. Ele tem um estilo um pouco diferente do meu, mas jogaria no meu time”, sorriu o escolhido de Juan Carlos Osorio, sobre o atual jogador da Internazionale, da Itália.