A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o ranking nacional das federações para o próximo ano e como já era previsto a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) subirá uma posição em relação a tabela deste ano. Desta forma, a FMF passa da 15ª posição para 14ª, ultrapassando a Federação Brasiliense de Futebol (FBF). Com esta ascensão, Mato Grosso ganha mais uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano.
Segundo o novo ranking da CBF, a federação mato-grossense conseguiu acumular 2.330 pontos este ano e, com isso, passou a ter 6.703 pontos. Enquanto isso, a federação brasiliense conseguiu acumular 1.220 pontos e alcançou 5.483 pontos. Para Mato Grosso ganhar uma vaga na Copa do Brasil, o Distrito Federal acabou perdendo uma. Vale destacar que este ranking é montado a partir dos pontos obtidos pelos clubes devidamente filiados em cada federação durante o ano em vigor para aplicação no próximo ano.
Agora falta a definição, por parte da FMF, sobre quem irá ficar com esta terceira vaga na Copa do Brasil. Cuiabá por ser o campeão mato-grossense deste ano e o Rondonópolis Esporte Clube (REC), campeão da Copa Mato Grosso, já estão garantidos no torneio nacional.
O Mixto se apoia em decisão do arbitral da FMF que apontava o vice-campeão do Campeonato Mato-grossense deste ano como o detentor da vaga. No entanto, a direção do Luverdense já declarou que irá brigar pela vaga também. Em reportagem anterior, o presidente do clube, Helmute Lawisch, afirmou que a elevação da federação no ranking da CBF se deu devido ao grande ano que o próprio Luverdense teve, ao conseguir o acesso à Série B e chegar as oitavas de final da Copa do Brasil. Dois feitos históricos.