A edição 2005 do Rally Internacional dos Sertões irá passar por quatro estados, divulgou a organização do evento. A saída será em Goiás, como nas últimas três edições da prova, depois as equipes seguem para o Mato Grosso, Tocantins e Pará, para depois retornar para Goiânia.
Os maiores destaques no roteiro serão uma etapa que termina em Brasília e outra com passagem pela selva amazônica. Cidades como Santana do Araguaia (PA) e São Félix do Araguaia (MT), além de Palmas, estão confirmadas no roteiro.
Ao todo serão 11 etapas, contando o prólogo, com cerca de 4 mil quilômetros no total. A distância dos trechos cronometrados ainda não foi divulgada, pois a equipe de levantamento da Dunas Race, organizadora da prova, ainda está apurando os caminhos.
Recorde – Marcos Ermírio de Moraes, presidente da Dunas, adiantou que esse ano poderá ter a maior especial da história do evento, com aproximadamente 600 quilômetros, cem a mais do que a maior já feita, em 2000.
Também estão previstas duas etapas maratonas, sendo que nem troca de pneu será permitida entre elas. “As equipes terão que poupar os carros”, disse Marcos.
O evento começa oficialmente no dia 28 de julho, com a abertura da secretaria de prova e início da vistoria técnica. No dia 30 acontece o prólogo, que conta tempo para a classificação geral, além da largada promocional, com show da banda mineira Jota Quest. No dia seguinte as equipes deixam Goiânia e retornam somente no dia nove de agosto.