O espanhol Fernando Alonso, da Renault, venceu neste domingo o Grande Prêmio da Alemanha, 11ª etapa do Mundial 2005 de Fórmula 1. O líder da temporada foi beneficiado pela quebra do finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, que liderava com tranqüilidade até a 35ª volta.
O colombiano Juan Pablo Montoya se recuperou depois do erro no treino de classificação de sábado. O piloto da McLaren fez uma prova de recuperação depois de largar na penúltima posição e ficou em segundo lugar. O inglês Jenson Button, da BAR, completou o pódio em Hockenheim.
O heptacampeão mundial da categoria, o alemão Michael Schumacher, da Ferrari, foi o quinto colocado, atrás do italiano Giancarlo Fissichella, da Renault.
Já entre os brasileiros, Felipe Massa, da Sauber, foi o melhor, em oitavo, dentro da zona de pontuação. Rubens Barrichello, da Ferrari, ficou apenas em décimo.
Com a sexta vitória no ano, Alonso abriu ainda mais vantagem na classificação dos pilotos. Agora o espanhol tem 36 pontos de vantagem em relação a Raikkonen, o vice-líder.
Não foi a primeira vez que problemas mecânicos tiraram as chances do finlandês de vencer uma prova. O “Homem de Gelo”, como é conhecido o piloto pela sua frieza, desta vez perdeu a paciência e deixou o autódromo pela porta dos fundos antes mesmo da bandeirada final.
A 12ª etapa da temporada será disputada já no próximo domingo, na Hungria, no circuito de Hungaroring, com cobertura completa do Terra Esportes.