Dado por muitos como carta fora do baralho no Mundial de Pilotos, o finlandês Kimi Raikkonen renasceu no campeonato e conseguiu a vitória no GP da França, neste domingo em Magny-Cours. O companheiro de Massa conseguiu a vitória após ultrapassar o brasileiro na estratégia dos pit-stops.
Foi a primeira vez desde o GP da Austrália, abertura do campeonato, que Kimi Raikkonen mostrou um excelente desempenho na pista. Logo na largada, ele pulou à frente no fenômeno Lewis Hamilton e assumiu a segunda colocação. Depois, esperou pacientemente as paradas nos boxes para tomar a liderança do brasiliero, que foi pole position.
A manobra que decidiu a corrida aconteceu na segunda parada dos pilotos da Ferrari. Massa fez seu último reabastecimento na volta 42, dando a oportunidade de Kimi, que só tinha uma parada na ocasião, assumir a liderança. A expectativa, porém, é que Massa voltasse ao primeiro lugar com o pit stop do finlandês, realizado volta 46.
O problema é que nestas quarto voltas entre as duas paradas, Raikkonen correu muito bem e conseguiu ganhar a posição de Felipe, que faz uma passagem muito lenta assim que saiu dos boxes. A expectativa então ficou na possibilidade de a Ferrari liberar a briga entre seus pilotos. Massa chegou até a se aproximar do seu companheiro de equipe, fazendo voltas rápidas, mas sequer tentou a ultrapassagem sobre Raikkonen.
Protagonista da temporada até então, Lewis Hamilton teve que se conformar com a posição de figurante, terminando a corrida na terceira colocação. Largando em 10º lugar, Fernando Alonso sofreu bastante com os pilotos da zona intermediária, especialmente Nick Heidfeld e Giancarlo Fisichella. No final da corrida, não conseguiu superar o italiano e terminou na sétima colocação.
Com este resultado, quem se deu bem foi Hamilton, que agora tem 64 pontos no campeonato, 14 a mais que Fernando Alonso. Massa, apesar do resultado ruim para as circunstâncias da corrida, evolui bastante na disputa aos 47. Raikkonen, por sua vez, renasce no Mundial e soma 42 pontos.
Foi a segunda vez no ano – e a segunda com Massa, que também falhou na Malásia – que o pole não vence a corrida. Hamilton também sai da prova com uma estatística negativa: o GP da França é a primeira vez em sua curta carreira na Fórmula 1 em que ele chega atrás da posição na qual largou.
A prova deste domingo marca a despedida do circuito de Magny-Cours da Fórmula 1 após 17 anos. Curiosamente, um brasileiro jamais conseguiu vencer na pista pela categoria. Aliás, um piloto nacional só triunfou uma vez no GP da França, no distante 1985, com Nelson Piquet.
Confira o resultado do GP da França:
1 – Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)
2 – Felipe Massa (BRA/Ferrari)
3 – Lewis Hamilton (ING/McLaren)
4 – Robert Kubica (POL/BMW Sauber)
5 – Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)
6 – Giancarlo Fisichella (ITA/Renault)
7 – Fernando Alonso (ESP/McLaren)
8 – Jenson Button (ING/Honda)
11 – Rubens Barrichello (BRA/Honda)