O finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, vice-líder da temporada, garantiu neste sábado a pole-position para o primeiro Grande Prêmio da Turquia. A prova válida pela 14ª etapa do Mundial 2005 de Fórmula 1 será a partir das 9h (de Brasília) deste domingo.
Raikkonen começou bem a luta para diminuir a diferença de pontos do líder espanhol Fernando Alonso, da Renault, que foi o terceiro melhor no treino classificatório, trás de seu companheiro de equipe, o italiano Giancarlo Fisichella.
O colombiano Juan Pablo Montoya, da McLaren, completa a segunda fila ao lado de Alonso, enquanto o italiano Jarno Trulli, da Toyota, e o alemão Nick Heidfeld, da Williams, formam a terceira fila.
O brasileiro Rubens Barrichello, que faz sua última temporada na Ferrari antes de passar a defender a BAR a partir de 2006, mais uma vez não esteve bem e ficou apenas com a 11ª posição.
Já o outro brasileiro da categoria, Felipe Massa, ainda na Sauber e que vai substituir Barrichello na escuderia italiana, conseguiu o oitavo posto no grid de largada.
O alemão Michael Schumacher, da Ferrari, heptacampeão da categoria, perdeu o controle de seu carro durante o treino classificatório e ficou sem marcar tempo. Ele vai largar na 17ª colocação.