O pódio da Corrida de Reis, realizada esta manhã, em Cuiabá, foi alcançado pelo sexto ano consecutivo por atletas africanos. Os quenianos Edwin Kipsang e Nancy Kipron repetiram o desempenho do ano passado e cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar no masculino e feminino. Esta foi a segunda vitória de Kipsang. Já Nancy conseguiu o título de tricampeã (2009, 2013 e 2014). Os dois também são os atuais campeões da Corrida de São Silvestre, realizada em São Paulo.
De acordo com o G1, foram dez quilômetros de percurso. Desde o início da corrida, a dupla Edwin Kipsang e Mark Korir puxou o pelotão de elite masculino. Korir, que também já venceu a prova em 2012, desta vez foi o segundo colocado. Em terceiro ficou o atleta José Márcio Leão da Silva, do Cruzeiro. Raimundo Nonato e Reginaldo José da Silva completaram o pódio masculino.
No feminino, cinco atletas se destacaram já no início da prova. Nancy Kipron, Sara Makera, Sueli Pereira, Jackline Sakilu e a mato-grossense Nadir Sabino. No sétimo quilômetro, Nancy já abria uma grande vantagem à frente das adversárias. Ela manteve o ritmo e cruzou em primeiro a linha de chegada. Em segundo ficou Jackline Sakilu, da Tanzânia, e Sara Makera, também da Tanzânia. Sueli Pereira e Nadir Sabino ficaram em quarto e em quinto, respectivamente.
A Corrida de Reis chegou, este ano, a sua 30ª edição e atraiu dez mil atletas.
(foto: Agência Estado/Marcelo Machado)