Os atletas quenianos Jacob Kemboi Kiprotichcame (masculino) e Ednah Mukwhana (feminino) foram os grandes vencedores da 29ª Edição da Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus, disputada ontem. O percurso de 10 quilômetros, com largada em frente ao Parque Mãe Bonifácia, foi cumprido por Jacob em 30 minutos e 54 segundos, um pouco maior do que o tempo do ano passado (29´53”), o que atesta que o trajeto deste ano, que foi alterado, apresentou mais dificuldades. Os analistas consideram que esse aspecto valorizou ainda mais o desempenho dos atletas, que receberam o apoio entusiasmado da população que foi às ruas prestigiar o evento.
Já na categoria feminina, oito atletas deram a largada no pelotão de elite, e com o tempo de 36 minutos e 13 segundos, chegou em primeiro lugar a queniana Ednah Mukwhana. A prova, que se apresenta já como uma das mais tradicionais corridas de rua do País, atraiu centenas de pessoas que desde às seis da manha se misturavam aos atletas que começavam a se concentrar em frente ao Parque Mãe Bonifácia.
Participaram 5 mil atletas representando 12 Estados. Corredores vindos de 20 municípios mato-grossenses também competiram.
Completaram as demais posições no masculino em 2º lugar Wellington Bezerra da Silva (de Barueri, SP) com o tempo de 30`57 (ano passado ele foi o vencedor com 29´53”); em 3º João Luiz Ferreira Prado Filho (31´16”); em 4º lugar Ronaldo Moraes Silva (31´46”) representando o Cruzeiro de Belo Horizonte; e, em 5º lugar Wendell Jerônimo de Souza (32´03”), representando Pontes e Lacerda.
No feminino, chegou em 2º lugar Giovana dos Santos Pereira, baiana, moradora de Jateí (GO), com 36´13”; em 3º lugar Maria Silvânia Araújo (39´41”) de Barra do Garças; em 4º lugar Maria Regina Santos, com 40´15”; e, em 5º lugar Nadir Sabino, com o tempo de 43´47”.
O prefeito Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virgínia Mendes, prestigou a corrida elogiou a organização. “Vimos com muita alegria o sucesso desse evento que contou com um grande número de participantes. Parabéns à secretaria [Cultura, Esporte e Turismo], aos servidores. Uma prova que teve a organização dentro dos padrões e participação da população. Evento que promove a saúde e dissemina a prática de esporte na capital”, destacou Mauro.
A corrida faz parte do calendário de comemoração dos 296 anos de Cuiabá, completados no dia 8.