O programa “Além do Horizonte” criado pela Secretaria de Esportes de Sinop para oferecer atividades esportivas a portadores de necessidades especiais já está atendendo há quase 30 pessoas. As aulas são ministradas pela professora Luiza Helena, todas terças e quintas, no ginásio José Carlos Passa. “A participação está muito boa, mas queremos atender a mais pessoas. Também vamos aumentar o número de atividades oferecidas aos participantes”, disse a professora.
Os alunos recebem aulas de xadrez, futebol e também alongamento. Segundo Luiza Helena, são 20 deficientes auditivos participando, três deficientes visuais e mais três deficientes físicos. Em breve o programa também irá disponibilizar aulas de hidroginástica, atletismo, aeróbica e outros jogos coletivos além do futebol. O número de vagas é ilimitado e os interessados devem procurar a Secretaria de Esportes.
O secretário de Esportes, Ismael Rodrigues, disse que já existia a intenção de proporcionar este tipo de atividade aos portadores de necessidades especiais de Sinop, mas que a prefeitura ainda não contava com pessoal qualificado para essa tarefa. “Foi contratado um profissional que vai atender, junto com um equipe se necessário, ao portador de qualquer deficiência”, explica o secretário.