A primeira partida semifinal do Campeonato Brasileiro Série D, entre Santa Cruz-PE e Cuiabá, está confirmada para domingo no estádio do Arruda, Recife-PE, às 17h (horário do DF). A confirmação foi dada no final da tarde de terça-feira pela CBF, após sorteio.
Após festa de confraternização pela inédita conquista do acesso ao Brasileirão da Série C de 2012, o Cuiabá se reapresenta hoje de manhã visando o jogo contra o Santa Cruz. Aliviado pela ascensão, o técnico Ary Marques passa a se preocupar com a recomposição do setor defensivo do time para a partida diante do clube pernambucano, hoje recordista de público entre as quatro séries do Campeonato Nacional – média de 30 mil pagantes por partida.
Na vitória sobre o Independente em Tucuruí, Marques perdeu o que pode ser considerado a "espinha dorsal" da equipe com o volante e capitão Bogé e o meia Jean recebendo o terceiro cartão amarelo. Os dois jogadores ao lado do meia-atacante Fernando, artilheiro isolado da Série D com dez gols, eram os únicos a disputarem as 12 partidas do atual campeão mato-grossense no torneio nacional. Agora, suspensos, só o goleador da equipe é o único a disputar todos os jogos na competição. São 13 partidas consecutivas sem desfalcar o Cuiabá.
Além de Bogé e Jean, o zagueiro Yuri é outro que ficará de fora do jogo contra o Santa Cruz no próximo domingo. Ele, que havia sido titular em Tucuruí e também recebeu amarelo, será substituído por Reinaldo, que volta a ocupar seu lugar na defesa ao lado de Marcelo Bolacha.
Apesar dos problemas, o técnico do "Dourado" se mantém otimista e confiante para o primeiro compromisso contra o Santa Cruz, outro clube que conseguiu subir para a Série C do Brasileirão. Ary Marques é ciente da dificuldade em enfrentar um adversário com grande tradição no futebol brasileiro, além da empolgação da torcida pernambucana pelo acesso após quatro anos amargar quatro descensos consecutivos.
Para as vagas abertas entre os titulares, o comandante cuiabano têm á sua disposição os volantes Natan, liberado pelo departamento médico, Cleber, que subiu da equipe B para o time de cima e Renan, que têm entrado muito bem nos últimos jogos. Por sua característica ofensiva, Renan pode ser o virtual substituto de Jean, que joga um pouco mais avançado no meio-campo.
Já Natan, que até pouco tempo era titular, corre por fora para preencher a lacuna deixada por Bogé, considerado um dos jogadores mais regulares do Cuiabá neste Campeonato Brasileiro. Cleber, que é titular na equipe que disputa a Copa Mato Grosso, ficará como opção em caso de Natan voltar a sentir a lesão muscular que o tirou dos últimos confrontos.