O sinal de alerta no Cuiabá está ligado já algum tempo. O ‘Dourado’ iniciou a temporada com três competições a serem disputadas antes mesmo do fechamento do primeiro semestre – Estadual, Copa do Brasil e Copa Verde. Já no quarto mês do ano, o time treinado por Roberto Fosenca só tem o Campeonato Mato-grossense para salvar a primeira parte de 2017, que tem na Série C o objetivo principal e que está marcada para ser encerrada no fim do mês de outubro.
Com uma folha beirando quase R$ 250 mil/mês, uma das mais altas, ficando atrás só do Luverdense, o clube se agarra mesmo no torneio caseiro para não ter um primeiro semestre frustrante. No próximo domingo, a equipe decidirá vaga à final do Mato-grossense pressionada a reverter a desvantagem para o Luverdense, disputar e conquistar o título de campeão. É quase uma obrigação ser campeão de uma competição considerada deficitária, fraca tecnicamente, contando com uma das melhores estruturas de trabalho em Mato Grosso.
Nos bastidores, há um clima de tensão. Uma eliminação na semifinal do Estadual significa praticamente uma renovação no elenco de jogadores. A diretoria do clube prefere esperar o que dará em campo neste domingo para depois tomar decisões, que podem resultar em demissões de vários profissionais.
Após conseguir livrar do descenso à Série D do Campeonato Brasileiro deste ano nas últimas rodadas da Terceirona ano passado, o Cuiabá decidiu apostar em alguns atletas que sobressairam na campanha. Houve renovação de contratos de vários deles que, mesmo não jogando, recebiam salários que constavam na carteira de trabalho. A situação foi a mesma com o técnico Roberto Fonseca, que trabalha com sua própria comissão técnica.
Com a derrota de 1 a 0 no jogo de ida da semifinal, o ‘Dourado’ precisará de um resultado positivo acima de dois gols para obter a classificação durante os 90 minutos de bola rolando. Se vencer com o mesmo placar do jogo em Lucas do Rio Verde, o time da capital levará a disputa para os pênais. Pela Série C, o Cuiabá estreará no dia 14 de maio contra o Botafogo (PB).