Maior vencedor da Copa Mato Grosso com quatro conquistas, o Luverdense não disputará a nona edição do segundo torneio mais importante do calendário do futebol mato-grossense. Atual campeão tanto da Copinha quanto do Campeonato Mato-grossense, o clube de Lucas do Rio Verde, hoje maior pontuador da Série C entre os 20 participantes com 15 pontos somados em sete jogos disputados, ficará de fora da disputa em forma de protesto ao impasse quanto o repasse da ajuda financeira, por parte do governo do Estado, no valor de R$ 2 milhões para os dez times que disputaram o Estadual deste ano.
O presidente Helmute Lawisch afirma estar indignado com o atraso na liberação da verba prometida desde a temporada passada. “Não vou disputar a Copa Mato Grosso deste ano porque não vou puxar saco de ninguém, de governo do Estado. Nos prometeram ajuda e, até agora, nada. É falta de respeito com nós dirigentes que fazemos o futebol profissional de Mato Grosso. Todos os clubes estão endividados, devendo para credores e ninguém nos fala nada. Não entro na disputa para ficar fazendo média com ninguém”, afirmou, ressaltando que a Copa Mato Grosso foi iniciativa do ex-governador e hoje senador Blairo Maggi, em 2004, quando o próprio time de Lucas conquistou a primeira edição em cima do Cuiabá.
Voz representativa dos clubes da Primeira Divisão de Mato Grosso, Helmute faz questão de ressaltar que ficar de fora da Copa Mato Grosso, é posição isolada do Luverdense. “Estou falando em nome do clube que eu presido. Os demais que decidam o que vão fazer, mas o Luverdense está fora”.
Campeão da Copa Mato Grosso em 2004, 2007, 2009 e 2011, o Luverdense por conta do título do Mato-grossense deste ano já tem vaga assegurada na Copa do Brasil de 2013. Como o Estado tem direito a duas vagas, resta uma em aberta e será preenchida pelo campeão da Copinha. Além disso, o time de Lucas do Rio Verde tem como projeto maior o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B em 2013.
A equipe lidera isolada a Chave A do Brasileirão da Terceira Divisão com 15 pontos somados na tabela de classificação. No domingo, Luverdense encara o Santa Cruz (PE) no Passo das Emas. Apesar de não ter mais “nada” para assegurar à próxima temporada, Helmute Lawisch garante que ficar de fora da 9ª Copa Mato Grosso é apenas em protesto à morosidade por parte do governo do Estado em não fazer o repasse de R$ 2 milhões ao clubes que disputaram o Estadual deste ano. Há mais de um mês, a Assembleia Legislativa derrubou o veto do governador Silval Barbosa em não repassar o dinheiro aos times.