A Portuguesa venceu sua primeira partida fora de casa na temporada. Jogando em Porto Alegre, a equipe do técnico surpreendeu e venceu o favorito Grêmio por 2 a 1, gols de Ananias e Bruno Mineiro, com Kléber descontando. Foi a primeira vitória da Lusa na história do Brasileirão dentro do Olímpico e a sétima seguida em que a equipe não perde.
Bem postada na defesa, a Portuguesa veio a Porto Alegre disposta a se defender e explorar os contra-golpes. Na única chance que teve no primeiro tempo (o Grêmio levou perigo sete vezes nos 45 iniciais), a equipe paulista marcou seu gol. O panorama foi parecido no segundo tempo, mas a Lusa conseguiu suportar a pressão e garantiu o resultado.
Quarto colocado, com 31 pontos, o Grêmio pode sair do G-4 nesta quinta, caso o Inter vença o Corinthians. A equipe de Vanderlei Luxemburgo buscará recuperação neste domingo, em uma nova partida em casa, contra o Figueirense. Já a Portuguesa, que chegou ao 11º lugar, com 21, recebe o Inter, também domingo, no Canindé.
O jogo – Precisando da vitória para encostar nos líderes, o Grêmio veio para cima desde o começo, mas encontrou um adversário bem armado defensivamente. Aos dois minutos, Pará cruzou na cabeça de André Lima, que levou perigo. Mas a equipe gaúcha ficaria mais 20 minutos sem entrar na área da Lusa com perigo.
A partir da metade do primeiro tempo, a partida ficou um pouco mais aberta. Aos 22, Edílson cruzou, André Lima escorou de cabeça e Elano tentou a conclusão duas vezes, mas foi brecado pelo zagueiro Rogério. Três minutos depois, o mesmo meia gremista recebeu na área e chutou por cima. Na jogada seguinte, no único ataque da Portuguesa na etapa inicial, Moisés cruzou, Ananias se antecipou a Naldo, arrematou e pegou o rebote de Marcelo Grohe para fazer 1 a 0.
O Grêmio ainda criou chances no primeiro tempo. Aos 28, Elano levantou falta na área, Naldo cabeceou e quase empatou o jogo. Quatro minutos depois, Fernando levou perigo em um chute de longa distância. Aos 39, nova tentativa de fora: Edílson bateu falta da intermediária com extrema violência, rasteiro, mas Dida segurou o arremate. Aos 46, Elano cobrou falta e Ferdinando quase fez contra ao tentar afastar.
No segundo tempo, o Grêmio voltou ainda mais incisivo. Aos três minutos, Elano deixou Kléber na cara do gol, mas o Gladiador preferiu tentar cavar o pênalti em vez de chutar, recebendo cartão amarelo. Aos 11, André Lima recebeu de Elano, matou no peito, girou e chutou com perigo para fora. No minuto seguinte, Gilberto Silva subiu mais que a zaga em cobrança de escanteio, mas perdeu grande chance.
Luxemburgo colocou o atacante Leandro em campo no lugar de Edílson, para dar ainda mais ofensividade à equipe. A pressão era forte. Aos 17, Elano fez grande jogada e cruzou, mas Rogério cortou antes da chegada de André Lima. Aos 19, André Lima ganhou pelo alto em cobrança de escanteio e tocou para fora.
A Lusa chegava pouco, mas era muito perigosa quando tinha a chance. Aos 22, Diego Viana puxou contra-ataque, tocou para Ivan, que cruzou rasteiro. Bruno Mineiro se esticou e quase fez o segundo. No minuto seguinte, Bruno Mineiro escapou da marcação e chutou cruzado, para defesa de Marcelo Grohe. Aos 25, Marcelo Cordeiro jogou na rede pelo lado de fora em cobrança de falta.
Aos 37, a consistência do time paulista foi recompensada: Ivan cobrou falta, Marcelo Grohe rebateu e Bruno Mineiro fez o segundo gol no rebote. A noite não era mesmo gremista: aos 40, Zé Roberto cobrou falta que acertou o travessão de Dida. No minuto seguinte, Grohe saiu errado do gol, Diego Viana chutou para o gol vazio e Naldo tirou em cima da linha.
Aos 42, Elano deixou Kléber na cara do gol e ele venceu Dida, marcando o gol de honra gremista. O time gaúcho foi para o abafa no final, sem sucesso.