Pela 3ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa recebeu o Ypiranga-RS em sua casa, o estádio do Canindé, em São Paulo, e conseguiu bom triunfo frente os adversários, por 3 a 1. Caio Cezar, Felipe Alves e Jessé (contra) garantiram a vitória, enquanto Tulio Renan descontou. A Lusa consegue vencer pela primeira vez no torneio e agora soma 4 pontos, ocupando a 5ª posição do grupo B. Os gaúchos ficam em sexto, com os mesmos 4 pontos.
Chegando mais ao ataque já na primeira etapa, a Lusa conseguiu abrir o placar logo aos 23 minutos, em cruzamento que Bruno Duarte completou de cabeça para o fundo da meta, após desvio crucial de Jessé, que acabou sendo o autor do gol contra.
A resposta dos gaúchos foi imediata, e já no minuto seguinte veio o gol da igualdade, com Tulio Renan, botando mais fogo na partida, que já contava com ritmo eletrizante.
Apenas quatro minutos depois, os anfitriões chegaram a área com perigo novamente, e acabaram sofrendo pênalti. Na cobrança, Felipe Alves não desperdiçou e recolocou os paulistas na frente.
Para a etapa final, o ímpeto da Lusa não diminuiu, e a atuação no campo ofensivo se manteve constante. Logo aos 9 minutos, Matheus aproveitou bola levantada na área e desviou bem de cabeça, acertando a trave e ficando muito perto do terceiro gol.
A vantagem só seria aumentada aos 21 minutos, em boa jogada de Caio Cezar, que recebeu com espaço nas costas da zaga e tocou na saída do goleiro para dar números finais ao confronto.