No Serra Dourada, a Portuguesa venceu o Vila Nova por 2 a 1 em confronto direto pela briga contra o rebaixamento. Em duelo válido pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a Lusa, que antes da partida ocupava a última posição, chegou aos 17 pontos e agora está na 18ª colocação. Quem caiu para a lanterninha foi o Vila Nova, que vinha de três vitórias seguidas na competição.
Na primeira etapa, as equipes fizeram jus às colocações na tabela. Fracas tecnicamentes, os times não conseguiram superar as defesas adversárias e criaram pouquíssimas chances. Na melhor delas, o Vila Nova chegou a balançar as redes com Jeferson, mas o bandeirinha acertadamente assinalou a posição de impedimento e os primeiros 45 minutos de jogo acabaram sem gols.
No segundo tempo, o jogo melhorou, ao menos em emoção. Aos oito minutos do segundo tempo, a Portuguesa botou a bola no fundo do gol e pode comemorar. Em contra-ataque puxado por Alemão, a bola chegou a Gabriel Xavier na esquerda. O meia dominou e mandou um chutaço cruzado no ângulo, sem chances para o goleiro Cléber Alves.
A partir deste momento o jogo virou ataque contr defesa. E o Vila, mesmo que de maneira desorganizada, pressionou a Lusa, que buscava os contra-ataques. De tanto insistir o Vila Nova conseguiu. Aos 33 minutos, o zagueiro Gustavo desviou cobrança de falta da direita e empatou a partida. E o jogo parecia que terminaria empatado mas Gabriel e Xavier resolveu aparecer novamente. Em chutão da defesa para o ataque, o zagueiro Jeferson bobeou no recuo para o goleiro e Gabriel Xavier estava lá para fazer 2 a 1 e dar a vitória para a Portuguesa, aos 47 minutos.