Para incendiar ainda mais o clima conturbado no Canindé, a Portuguesa conseguiu ser eliminada da Copa do Brasil ao empatar, por 1 a 1, com o modesto Naviraíense-MS, nesta terça-feira à noite. O time do Mato Grosso do sul ficou com a vaga porque marcou um gol fora de casa, uma vez que na ida houve empate sem gols. Agora vai enfrentar o Paysandu-PA. No outro jogo da noite, em Salvador, o Vitória goleou o Mixto, por 5 a 1, e passou à segunda fase, porque tinha perdido na ida por 2 a 1. Espera o vencedor do confronto entre Boa Esporte-MG e Salgueiro-PE. Em Pernambuco, o Salgueiro venceu por 2 a 0.
Depois de ser humilhada pelo Comercial, em Ribeirão Preto, onde foi goleada por 7 a 0, sábado pelo Campeonato Paulista da Série A2, a Lusa entrou em campo pressionada. E sem o técnico Péricles Chamusca, demitido na segunda-feira. Em seu lugar ficou o até então auxiliar Edson Pimenta, um coronel aposentado. Segundo a diretoria, inclusive, ele pode ser efetivado até o final do quadrangular da Série A2 que vai definir o acesso ao Paulistão.
Vaias, xingamentos e salários atrasados
Em campo, a Portuguesa decepcionou. Foi um time nervoso, confuso e sem eficiência. E quase perdeu o jogo, porque sofreu o gol adversário aos 25 minutos do segundo tempo, marcado por Paulo Sérgio. Apesar das vaias da torcida, Flecha Arraya empatou aos 31 minutos. Nos últimos minutos, o time visitante se fechou e segurou o resultado e levou para casa a inesperada vaga na segunda fase.
O time da Lusa deixou o gramado sob vaias da torcida e pressão nos portões dos vestiários, com muitos xingamentos, inclusive tendo como alvo o presidente Manuel da Lupa. Mais um problema foi à tona: os salários dos jogadores – direito de imagem – estão atrasados há três meses. O clube teria prometido quitar estes débitos no próximo dia 26.
Vitória passou fácil
Na capital baiana, o Vitória não deu sopa para o azar e goleou o Mixto, por 5 a 1, devolvendo com vantagem o 2 a 1 sofridos em Cuiabá. Com três pontos cada time, no saldo de gols o Vitória ficou com na frente: 6 a 3.
Os gols baianos foram anotados por Dinei (2), Escudero, de pênalti, Vander e Marquinhos.
Nesta quarta-feira, serão disputadas mais 17 partidas, sendo 16 de volta e um de ida. Seis clubes paulistas estarão em campo. Após amargar o rebaixamento no Paulistão, o Guarani recebe o Confiança. Já o Santos encara o Flamengo-PI, na Vila Belmiro, como franco favorito.