A primeira partida do São Paulo como mandante neste Campeonato Paulista não terá apenas Adriano como atração. No jogo deste domingo, às 16h, contra o Rio Preto, a equipe tricolor joga para completar 20 anos de invencibilidade em estréias no estádio do Morumbi. A última derrota aconteceu na edição de 1988.
Na ocasião, o São Paulo perdeu do arqui-rival Corinthians por 2 a 1. De lá para cá foram 18 estréias em seu estádio (em 2002 não participou da competição), com 15 vitórias e três empates. Nesse período todo, a equipe do Morumbi conquistou seis títulos estaduais: 1989, 1991, 1992, 1998, 2000 e 2005.
Essa invencibilidade só não foi quebrada em 2006 porque a partida válida pela primeira rodada daquela edição não foi a de estréia como mandante. O motivo: o São Paulo iniciou o torneio mais tarde em virtude de ter jogado o Mundial em 2005. Portanto, estreou em casa na quarta rodada (vitória sobre o São Caetano).
Mais tarde, no dia 25 de janeiro daquele ano, com a competição já em andamento, o São Paulo cumpriu o jogo contra o Juventus, válido pela primeira rodada, no estádio do Morumbi, e perdeu por 1 a 0. Pontos que fizeram falta na decisão do título – o clube tricolor terminou apenas um ponto atrás do campeão Santos.
“Eu vi a fita do jogo do Rio Preto contra o São Caetano e observei que é um time que joga bem fechadinho. Vamos ter dificuldades, apesar de ser mais difícil jogar fechado num campo como o Morumbi”, declarou o técnico Muricy Ramalho, que tem a responsabilidade de manter essa invencibilidade de quase 20 anos.
Para o jogo deste domingo, que marca também a estréia de Adriano na casa tricolor, a diretoria colocou à disposição mais de 50 mil ingressos. A expectativa é de Morumbi cheio para ver a segunda atuação do atacante com a camisa 10.
“O apoio da torcida é sempre importante. Eu espero que eles possam nos apoiar e que esteja cheio o estádio”, disse o atacante Adriano, autor dos dois gols da vitória do São Paulo sobre o Guaratinguetá, na última quinta-feira.
As equipes
O São Paulo já tem dois desfalques para a segunda rodada do Campeonato Paulista. O volante Richarlyson, que atuou pela lateral esquerda na estréia, está suspenso pelo cartão vermelho recebido. E o zagueiro Juninho, com um problema no tornozelo direito, fica fora por três semanas.
Na zaga, o escolhido para substituir o recém-contratado Juninho foi Alex, que no ano passado estava emprestado ao Botafogo. Já na lateral esquerda, o técnico Muricy Ramalho deve colocar Jorge Wagner e puxar o atacante Dagoberto para a meia, formando assim o ataque com o Aloísio e Adriano.
“No primeiro jogo, o Adriano estava muito isolado. Depois com a solução que encontramos para o segundo tempo o time melhorou. Tenho algumas opções na minha cabeça, mas ainda não defini”, declarou o técnico do São Paulo.
Do lado do Rio Preto, o treinador Luciano Dias deve repetir a escalação da estréia contra o São Caetano. Embora o time tenha empatado por 2 a 2, o comandante gostou da atuação da equipe e promete mantê-la para pegar o São Paulo.
São Paulo
Rogério Ceni; André Dias, Alex e Miranda; Joilson, Hernanes, Fábio Santos, Dagoberto e Jorge Wagner; Aloísio e Adriano
Técnico: Muricy Ramalho
Rio Preto
Pitarelli; Rafael Lomas, Éder Baiano, Jéferson e Neílton; Emerson, Bira, Danilo Oliveira e Ricardinho; Wesley e Paulo Roberto
Técnico: Luciano Dias