Milhares de pessoas lotaram as arquibancadas e a quadra do ginásio José Carlos Pasa ontem à noite durante a cerimônia de abertura dos XVII Jogos Olímpicos, que será disputada por mais de 4,5 mil atletas
A Pira Olímpica, ponto alto do evento, foi acesa pelo atleta Lair De Marchi, que desde 1979 participa e representa Sinop em todos os níveis de competição em diversas modalidades, como handebol, arremesso de peso, tiro entre outras.
“Passou um filme na minha cabeça enquanto eu conduzia a tocha até a pira. Cada momento que vivi, os melhores da minha vida”, contou De Marchi, emocionado. Após acender o fogo olímpico Lair voltou ao centro da quadra para declarar a abertura oficial dos jogos.
Neste ano a tocha foi acesa em três pontos da cidade e conduzida por 15 representantes de 20 bairros, que ao chegarem no ginásio, acenderam a tocha principal e a conduziram até Lair.
O prefeito Nilson Leitão falou da importância do evento para a Cidade. “Participei de várias edições dos Jogos como atleta e dirigente, e como prefeito, me sinto realizado e com o sentimento de dever cumprido”, contou.
Após a abertura, a animação ficou por conta do grupo Ginasloucos – enterradas de basquete. Mesclando acrobacias e enterradas, os atletas levantaram a arquibancada, que vibrou com cada apresentação.
A abertura dos XVII Jogos Olímpicos de Sinop 2007 também marcam o início das festividades alusivas ao 28º aniversário de emancipação do Município e 33 de fundação, em 14 de setembro. As disputas prosseguem hoje em várias modalidades.