A Ponte Preta derrotou neste sábado o Figueirense, de virada, por 2 a 1, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro após 12 rodadas.
Com a vitória, a equipe do técnico Oswaldo Alvarez soma 26 pontos na classificação geral, mas pode ser alcançada pelo Fluminense, que joga ainda hoje contra o São Caetano, em Volta Redonda.
O Figueirense começou assustando. Aos 37s, o jogador Bilu aproveitou sobra na grande área e chutou forte, sem chances para o goleiro Lauro.
A Ponte reagiu rapidamente e conseguiu um pênalti aos 5min. O experiente Galeano passou pela marcação e foi derrubado na grande área. Na cobrança, Kahê bateu bem e marcou o seu sétimo gol na competição.
Após o empate, o primeiro tempo, que havia começado quente, caiu de produção com ambas equipes errando muitos passes e sem mais nenhuma chance de gol pelos dois lados. Os goleiros, a partir de então, praticamente não tiveram trabalho, a não ser em escanteios mal batidos.
A virada da Ponte Preta saiu apenas na segunda etapa. Aos 7min, Evando aproveitou cruzamento de Danilo e escorou, de cabeça, no canto do goleiro Edson Bastos.
Em desvantagem, o Figueirense partiu para cima da Ponte, mas sem eficiência. Tanto que o técnico Marco Aurélio fez três substituições ofensivas, colocando Nildo, Rogerinho e Adriano.
No entanto, as mudanças não surtiram efeito e quem quase marcou novamente foi a Ponte, aproveitando-se dos contra-ataques.
Na 13ª rodada, a Ponte Preta encara na quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), o Botafogo, no estádio Luso-Brasileiro. Já o Figueirense recebe o Palmeiras, às 21h45, em Florianópolis.