Três equipes projetavam participar do Campeonato Mato-grossense da segunda divisão. No entanto, o Academia acabou desistindo e deixando a competição apenas com as participações de Poconé e Ação. Por conta de mais esta desistência, o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Aron Dresch, avaliou convidar as duas equipes para a disputa do Campeonato Estadual da primeira divisão do próximo ano.
No entanto, a FMF ainda irá enviar ao Ministério Público Estadual um documento relatando esta intenção de convidar as duas agremiações. A entidade que comanda o futebol estadual e o MPE assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta visando regulamentar acessos e descensos entre as divisões do futebol mato-grossense.
Ficou condicionado também com o MPE, que a agremiação rebaixada na elite do futebol estadual no ano vigente terá obrigação de participar da segunda divisão no ano seguinte. Também ficou constituído uma penalidade de R$ 30 mil ou dois anos de suspensão na participação da competição para as equipes, que após confirmarem participação no campeonato, desistirem da disputa.
A FMF aguarda a homologação do novo regulamento para realizar este convite.
A princípio este campeonato teria cinco times, porém, os mesmos foram desistindo até sobrar Poconé e Ação, que é de Cuiabá.