Está nas mãos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a confirmação da reabertura do Palestra Itália neste sábado. Após intervenção do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a Polícia Militar (PM) realizou vistoria nesta segunda-feira e emitiu laudo que libera o estádio para receber o jogo contra o Atlético-MG. A Federação Paulista de Futebol (FPF) já enviou os documentos à CBF.
“O estádio foi liberado e aprovado com restrição. A Federação já encaminhou os laudos que temos e a CBF tem ciência dessa liberação da PM. O mando do jogo pode ser alterado até 72 horas antes da partida. Agora, é com a CBF”, disse o diretor de segurança e prevenção da FPF, coronel Marcos Marinho, à Gazeta Esportiva.
Por telefone, a diretoria de competições da CBF informou à reportagem que ainda não recebeu os laudos suficientes para alteração do mando e, por isso, a partida segue marcada para o Pacaembu, como estava previsto.
A WTorre, responsável pela reforma iniciada há quatro anos e pela administração do estádio, considera a arena pronta para o jogo de sábado. Além do laudo de segurança da PM, o Palestra Itália também conta com os laudos de prevenção e combate a incêndio, de condições sanitárias e de higiene e de vistoria de engenharia.
“Como torcedor que sou e presidente que estou, torço para que a gente consiga liberar quanto antes a arena para fazer o primeiro jogo. A parte que cabia ao Palmeiras, de entrar com requerimento pedindo a mudança do local do jogo, foi feita. Torcemos para que todos façam sua lição de casa e possamos jogar lá o quanto antes, desde que respeitadas todas as regras. Como todo palmeirense, nutro esperança de voltar à casa ainda em 2014”, disse o presidente do clube, Paulo Nobre, nesta segunda-feira.
Apesar da capacidade total do local ser de 43.700 pessoas, a restrição do laudo da PM é para 27 mil espectadores neste fim de semana. Embora considere o estádio pronto para receber partidas, a WTorre informa que 97% das reformas estão concluídas – entre os detalhes que faltam está a fachada, que não interfere na organização dos jogos.
Caso não receba o Atlético-MG no sábado no Palestra Itália, o estádio terá sua primeira partida oficial no dia 20, diante do Sport, também pelo Campeonato Brasileiro. Nos dias 25 e 26, o estádio terá capacidade máxima para os shows de Paul McCartney.