Como já era previsto, o Motódromo do Posto Carretão, em Pontes e Lacerda foi o palco da mais bela prova do Campeonato Regional de Motocross (categoria motos nacionais), desta temporada. Na prova, realizada na tarde deste domingo, um público superior a 4.000 pessoas acompanhou de perto as emoções em quatro categorias de uma disputa que ainda reservou surpresas, como a vitória de Fábio Augusto Modesto, na força livre, onde Fernando Simonete é o líder disparado.
Organizada pela Regional Capital, com apoio do Governo do Estado (Seel) e Prefeitura Municipal de Pontes e Lacerda, a nona etapa foi um show com baterias bem disputadas e saltos de tirar o fôlego no circuito arrojado de 950 metros, que não viu poeira. A organização colocou pó de serra em toda a pista e o espetáculo foi garantido. “Foi um sucesso em todos os aspectos, mas, diferente por não ter tido poeira, o que fez os pilotos terem melhor desempenho”, avaliou o vereador Ferrugem, que também competiu. A prova ainda foi presenciada pelo prefeito Niwton Mioto e secretários municipais.
No ‘pega’ da força livre, Fábio Augusto Modesto, de Indiavaí decidiu aprontar para cima do líder Fernando Simonete, de Tangará da Serra, que sofreu um tombo durante os treinos. Simonete que chegou a vencer a primeira bateria, viu Fábio sair na frente e ganhar de ponta à ponta a segunda prova. Rinaldo Moreira, de Comodoro, foi o terceiro colocado. Mesmo assim, Simonete segue na liderança isolada com 346 pontos, contra 257 de Modesto. Valdomiro Polido está em terceiro, com 241.
Na categoria intermediária, houve uma bela briga pela vitória. O líder Moisés Ferreira (Curvelândia) fez uma prova de recuperação e voltou a vencer, com Fábio Walisson (Pontes e Lacerda) em segundo lugar, seguido de Hitamar Santos (Barra do Bugres). Na prova, Moisés largou mal e contou com uma queda de Fábio para chegar à vitória. Na segunda bateria, Moisés saiu em quinto e chegou em segundo, mas foi o vencedor da etapa. Na classificação, ele agora lidera com 325 pontos, contra 238 de Fábio Walisson. Em terceiro aparece Hitamar Santos, de Barra do Bugres, também com 238.
Na júnior/master, a classe mais equilibrada, Jorge Batista, de Tangará voltou a vencer a ampliou a liderança, agora, com 277 pontos. Seu principal rival, Reginaldo Araújo (Cuiabá) venceu a segunda bateria, mas viu Jorge Batista chegar em segundo e levar a etapa. Reginaldo ficou em segundo na prova e segue na vice-liderança do campeonato com 251 pontos. Robson Silva, de Jaciara, é o terceiro com 205 pontos.
A nona etapa do Regional ainda teve uma bateria extra para iniciantes e novatos. O piloto Henrique Marcolino, de Conquista D’Oeste, foi o vencedor, de ponta à ponta. Cléber Sella, de Pontes e Lacerda, ficou com a segunda colocação, à frente de José Félix, de Comodoro. Em quarto lugar, Pablio Pereira, de Comodoro. Em quinto, Henrique Oliveira, de Araputanga.
Ao avaliar o que foi a nona etapa, sediada por Pontes e Lacerda, o presidente da Regional Capital da Federação Mato-grossense de Motocicilsmo, Miguel Vieira estava satisfeito. “Tivemos neste domingo a melhor prova do campeonato e devemos isso ao apoio prestado pela Prefeitura Municipal que mobilizou as secretarias de Obras, Agricultura, Esportes e Saúde. Também tivemos ótima estrutura e devemos agradecer ao Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal por somar esforços”, disse, revelando que foram arrecadadas três toneladas de alimentos não perecíveis que serão distribuídos para comunidades carentes da região. O dirigente ainda se lembrou dos demais patrocinadores: Esso Mobil, Inovar Transportes e Logística, CAV e Mundo das Motos.
O Campeonato Regional terá prosseguimento no próximo dia 21, com a 10ª etapa, na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade. Depois disso, o circo do cross regional vai para Salto do Céu, onde acontece a 11ª etapa, no dia 28 deste mês. O campeonato terá este ano um total de 15 etapas para definir os 15 representantes – cinco em cada categoria – da Capital na fase estadual.