Santa Luzia, na grande Belo Horizonte (MG) recebeu mais de 160 pilotos para a disputa da etapa final do Brasileiro de Motocross. O piloto do município de Claudia (90 km de Sinop), Jaques Pich que disputou todo o campeonato chegou nesta prova na terceira posição e, na classificação geral, ficou em sexto no campeonato. Pich é o atual campeão mato-grossense na categoria Graduada.
As provas foram nas categorias MX1 e MX2. A bateria da MX3 foi reduzida para 20 minutos mais duas voltas. O catarinense Cássio Garcia assumiu a liderança na largada e abriu boa vantagem na liderança.
O paranaense Nico Rocha não conseguiu acompanhar Cássio no início, mas durante a bateria apertou o ritmo e ao final, empurrado pelo público encostou no líder para conseguir a ultrapassagem na última volta e conquistar sua segunda vitória consecutiva. Cássio tentou o troco e o drama resistiu até as curva finais onde os dois tiveram que se espremer entre retardatários.
Jaques Pich, de Claudia, ficou com a terceira posição na prova depois de um intenso duelo com Antônio Miranda. O paulista Ricardo Kaphê Sebbe subiu ao pódio na quinta posição. Na classificação do campeonato, Jaques Pich ficou com a sexta colocação, somando um total de 66 pontos na competição.