O Paysandu fez a lição de casa e confirmou sua boa fase pulando para a liderança na abertura da 10ª rodada da Série B. Jogando no Mangueirão, o Papão fez 2 a 0 no Atlético-GO na noite desta terça-feira. Os gols do triunfo paraense foram anotados pelo atacante Leandro Cearense e pelo lateral Yago Pikachu (de pênalti), um em cada tempo.
Com o resultado, o Paysandu foi a 22 pontos e roubou provisoriamente a liderança da segunda divisão nacional. Para se manter na ponta, no entanto, a equipe bicolor precisa torcer para que o Botafogo, que soma 20 unidades, não vença o Sampaio Corrêa nesta sexta-feira. Já o Atlético-GO segue em situação complicada: com oito pontos, o time ocupa a 18ª posição na tabela, dentro da zona de rebaixamento à Série C.
Para defender sua invencibilidade que agora dura oito rodadas, o Papão volta a campo na próxima terça-feira (7 de julho), quando visita o Bahia na Fonte Nova. O Dragão joga no mesmo dia, e busca sua reabilitação no Serra Dourada contra o ABC.
O jogo – O começo foi movimentado no Mangueirão. Logo aos dois minutos de bola rolando, Rafinha recebeu bom passe em profundidade de Washigton e bateu cruzado, mandando a poucos centímetros da trave direita de Emerson. Na sequência, os visitantes continuaram em cima, buscando as laterais do campo e alçando bolas sobre a área mandante, mas a defesa do Papão resistia.
O Paysandu respondeu na mesma moeda aos 11 minutos, quando Aylon fez boa jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Leandro Cearense, que fez o cabeceio e parou em defesa de Márcio. Aos 16, o Dragão teve uma baixa: o meia Anderson Leite sentiu dores e precisou ser substituído por João Denoni. Um minuto depois, foi a vez de Aylon aparecer para concluir, em cobrança de escanteio de Yago Pikachu, mas o arqueiro rubro-negro segurou novamente.
Após a pressão inicial, o Atlético-GO sofreu em boa parte da primeira etapa, mas contava com Márcio, que apareceu outra vez aos 21 para defender chute perigoso de Carlos Alberto. Os visitantes, no entanto, voltaram a equilibrar a partida e obrigaram Emerson a trabalhar. Aos 26, Washington chutou cruzado de dentro da área e parou em bela defesa do goleiro do Papão, assim como Rafinha aos 29.
Mais envolvente nas trocas de passe, no entanto, foram os donos da casa que abriram o placar antes do intervalo. Aos 42 minutos, Yago Pikachu iniciou a jogada e tocou para Carlos Alberto, que deu excelente assistência de calcanhar e encontrou dentro da área Leandro Cearense. O atacante não vacilou e tocou na saída de Márcio para colocar o Papão em vantagem.
A segunda etapa se iniciou mais truncada que a primeira, com muitas disputas de bola no meio-campo e alguns passes errados por parte das duas equipes. Aos seis minutos, o Dragão mudou: Sidcley saiu para a entrada de Thiago Primão. Aos dez, no entanto, os donos da casa ampliaram. Após cruzamento da esquerda, o zagueiro Marllon desviou a bola com o braço e cometeu pênalti. O lateral artilheiro Yago Pikachu foi para a cobrança bateu no canto direito, deslocando Márcio, para fazer 2 a 0.
Dez minutos depois, foi a vez de o Papão ter uma baixa por contusão: Leandro Cearense, autor do primeiro gol, sentiu dores na coxa esquerda e teve de sair, dando lugar a Souza. Com pressa para correr atrás do placar, o Atlético também mudou em seguida, com a entrada do atacante Rodrigo Maranhão no lugar do meia Washington.
Mesmo com a vantagem no placar, o Paysandu seguiu melhor na partida, trocando passes no campo de ataque. Aos 28, Dado Cavalcanti promoveu a entrada de Augusto Recife no lugar de Fernando no meio-campo do Papão. Cinco minutos depois, foi a vez de Carlos Alberto deixar o gramado para Carlinhos entrar no jogo.
Souza, que entrou bem na partida no início da segunda etapa, deu dinamismo ao ataque do Papão nos minutos finais. Aos 38, o centroavante deu bom passe em profundidade para Carlinhos, que recebeu na cara do goleiro Márcio mas concluiu mal e mandou por cima. Aos 46, o próprio Souza concluiu de primeira após cruzamento na área, mas também errou o alvo.