A Federação Sul-africana de Futebol (Safa, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira o retorno do brasileiro Carlos Alberto Parreira ao comando técnico da seleção nacional. O treinador confirmou as expectativas e assume a vaga deixada com a demissão de Joel Santana no início da semana.
Parreira foi treinador dos Bafana Bafana do final de 2006 a abril de 2008, quando deixou o comando da equipe por conta de problemas particulares. No início desta temporada, ele assumiu o Fluminense, mas foi desligado do cargo após uma série de maus resultados no Campeonato Brasileiro.
Campeão do mundo em 1994 pela seleção brasileira, o técnico carioca foi quem havia indicado Joel Santana para o seu lugar. O compatriota não resistiu ao fraco desempenho do time sul-africano e foi demitido a oito meses do Mundial, que será realizado no país a partir de junho de 2010.
Joel vinha sendo muito criticado por seus resultados e convocações. Depois de ver a pressão aumentar especialmente após a conquista apenas do quarto lugar na Copa das Confederações deste ano, em que os sul-africanos foram anfitriões, o treinador caiu com somente dez vitórias, três empates e 14 derrotas.